Ubisoft Toronto quer imitar o estilo indie
Jade Raymond quer explorar a criatividade ao máximo.
Jade Raymond, responsável pelo estúdio da Ubisoft em Toronto, disse em entrevista com o GamesIndustry que o seu estúdio tem 5 projetos em produção, 3 dos quais tentarão imitar práticas e conceitos vistos habitualmente nos jogos independentes, afim de aproveitar o auge criativo desse estilo de jogos, mesmo dentro de uma grande companhia.
"Penso que isso é sensacional porque quando olhas para a indústria nos dias de hoje produtos como Assassin's Creed continuam de boa saúde, podemos tê-los todos os anos e inovar e eles irão crescer, mas existem também outras oportunidades interessantes para explorar e elas podem ser feitas com pequenas equipas," disse ela.
"Acho que todos nós ganhamos se descobrirmos uma forma de ter um estilo de desenvolvimento tipo indie dentro de uma grande estrutura. Penso que essa é uma vantagem que também temos em Toronto, porque existe uma onda indie incrível, por isso seria idiota da nossa parte não aproveitá-la."
Raymond assinalou também que se vive na era da expressão pública artística, onde todas as pessoas querem partilhar e deu como exemplo Minecraft.
"Estamos numa era onde toda a gente é um artista... e todos querem partilhar. Vemos isso evidenciado em produtos tão simples quanto o Minecraft. Trata-se daquilo que eu criei e do que eu penso que é bom e do que quero partilhar com as pessoas. Trata-se de dizer, 'Esta foi a minha experiência, joguei desta forma e aconteceu isto, e esta é a minha história'. Esta é a grande tendência," acrescentou.
As declarações de Raymond vão ao encontro das crescentes reclamações dos produtores em relação ao restritivo modelo de negócio dos jogos AAA, que exigem grandes orçamentos e riscos, mas ao mesmo tempo, opta por minimizar a incerteza da criatividade.