Passar para o conteúdo principal

uDraw e Pictionary

Divertimento para todas as idades.

Para além do entretenimento os videojogos poderão também preencher um espaço na educação e aprendizagem dos jogadores. Embora a aprendizagem possa ser em diversas vertentes, sempre existiram jogos que ensinam por exemplo as crianças de muitas formas. A pensar nestes a THQ lançou no mercado um novo periférico o uDraw, que vem acompanhado com o jogo uDraw Studio, um "programa" que ensina as crianças e não só, as bases do desenho e pintura. Mas o novo periférico, uma mesa e uma caneta de desenho, que simula bastante bem as profissionais, é o início de muitos outros jogos que darão uso ao novo hardware.

Em termos de ofertas de lançamento, temos o jogo Pictionary e o Dood's Big Adventure, bem como o já referido uDraw Studio. Em primeiro lugar teremos que falar do periférico, que dará vida aos jogos associados. Esta mesa de desenho, chamada oficialmente de uDraw Gametablet vem acompanhada por uma ranhura onde colocamos o Wiimote, uma plataforma de desenho e uma caneta com um botão na ponta e dois botões no corpo, fornecendo rapidamente acesso a atalhos no jogo, ou poder activar o desenho sem recorrer ao pressionar da caneta na mesa.

A mesa é bastante confortável, não sendo necessário estar em linha recta com o sensores infravermelho. A ausência de qualquer fio de ligação à consola permite passar rapidamente a mesa para outros jogadores, podendo diversos jogadores estarem sentados no mesmo sofá e não ser necessário se deslocarem para a frente da TV para jogarem. Embora a mesa não tenha um formato para canhotos, a experiência não é muito diferente, sendo uma questão de hábito na troca de mãos. O único problema é mesmo o tamanho do fio da caneta para a mesa. Neste aspecto foram muitas as vezes que puxamos pelo fio para escrever e desenhar. Não que seja curto demais, mas está mesmo na medida do erro, e maior não lhe fazia mal nenhum.

Falar em desenho é falar de precisão. Como qualquer outro periférico, existe latência associada ao jogo e desenho. Quanto maior e mais rápido é o movimento maior será a latência dos controlos. Para além disso, da latência inerente à mesa, tudo dependerá do jogo em causa. O Dood's Big Adventure não foi analisado, mas já tivemos uma experiência com ele e na verdade é maior a sua latência. Por outro lado, a mesa é precisa no desenho. Depois de apanharmos o jeito, conseguimos recortar e pintar zonas mais pequenas e delicadas.

No caso do uDraw Studio, é um "programa" de desenho que vem incluído com o uDraw. Como é direccionado para crianças maiores de quatro anos, tudo está simplificado ao máximo para que seja uma aprendizagem progressiva. Os tutoriais, em bom português, ajudam muito a aprender como utilizar as diversas ferramentas. Para além de ensinar a desenhar, ainda ensina conceitos básicos, como as questões dos tamanhos das linas, do tipo de tinta a usar ou até mesmo da escolha e conjugação das cores e transparência dos materiais.