Passar para o conteúdo principal

Ueda fala de Last Guardian e Team Ico Collection

Sobre a evolução e remasterização.

Fumito Ueda, criador de ICO, Shadow of the Colossus e The Last Guardian, respondeu a várias perguntas sobre a reedição para a PlayStation 3 dos seus dois primeiros jogos e do seu novo projecto.

Sobre The Last Guardian Ueda confirma que o jogo chegará em 2011 entre Outubro e Dezembro. A escolha do novo tema musical para o trailer não foi uma casualidade, pois o mesmo está consciente do pessimismo que existe no final da história. O tema principal do jogo são os animais, como tal Ueda mostrou algumas cenas cómicas e psicológicas de Trico e um tema menos melancólico.

Ueda quer que os momentos de amizade funcionem no jogo. O jogador pode alimentar Trico, mas isso não fará parte do sistema jogável, trata-se apenas de um elemento psicológico do animal, algo que o jogador não pode controlar pelo seu carácter selvagem. Foi dado como exemplo o facto de não sabermos se o que aquilo que o jogador lhe dá é verdadeiramente a sua comida. Haverá também momentos stressantes para o animal, como por exemplo, quando lutamos contra um inimigo e ele não nos pode proteger.

"A ausência de controlo e um dos conceitos do jogo. Tu não podes controlar tudo. Isto faz com que o jogo fique conectado com a realidade e dá um certo mistério à concepção da aventura," disse Ueda.

No que toca aos cavaleiros com armaduras, que parecem ser os inimigos, o rapaz não pode derrotá-los directamente. Ueda comentou que é uma relação "pedra, papel, tesoura" entre o rapaz, Trico e os guardiãos. Quase sempre iremos precisar do animal para vencer estes cavaleiros uniformizados com cabeças de aves.

Em relação aos aspectos técnicos do jogo, Ueda comentou que o jogo mantém-se quase inalterado desde o trailer anterior, uma vez que neste momento aquela área do jogo já está bastante completa. Ueda diz que se trabalhou muito na animação, uma vez que Trico anteriormente só era capaz de mexer-se e agora é capaz de interagir com o meio ambiente.

Algumas das melhorias nos cenários estão no maior detalhe da poeiras e dos insectos no ar. Ueda garante que antigamente um artista podia fazer um cenário completo sem qualquer tipo de ajuda, mas que agora trabalham de forma conjunta por blocos, podendo assim adicionar muito mais detalhes às áreas mantendo uma produção eficaz. Foi mencionada uma área que ainda não foi mostrada ao público, cuja a escala é tão grande que seria impossível ser feita apenas por um artista.

À sessão de perguntas e respostas não podiam faltar as reedições de ICO e Shadow of the Colossus para a PlayStation 3. Nestas Fumito Ueda foi apenas o supervisor, onde recebia todas as semanas actualizações, e comprovava os resultados. Estas reedições foram desenvolvidos por um estúdio que ele diz ser excelente, mas não revelou o nome.

A versão de ICO é baseada nas versões europeias e japonesas, lançadas mais tarde que a norte-americana, e como tal traz algumas mudanças nos puzzles e um modo para dois jogadores. A versão em alta definição de ICO vai manter os 30 frames por segundo, Ueda disse que, "Podíamos passar para os 60 fps mas eu preferi não mudar isso". A fluidez vai se manter totalmente estável também em Shadow fo the Colossus que corre também a 30 fps.

Ambos os jogos serão totalmente compatíveis com imagens 3D, e Ueda disse ter ficado surpreendido com as possibilidades de ajuste dos efeitos 3D.

"Com ICO as imagens 3D são boas, mas com Shadow of the Colossus, realmente podem ver o poder desta tecnologia."

Lê também