Passar para o conteúdo principal

UFC Undisputed 2010

O regresso do octógono.

Com o sucesso e a boa recepção que UFC 2009 Undisputed obteve no seu lançamento, a THQ procura agora com esta sequela ultrapassar o seu jogo anterior e atrair ainda mais fãs deste género de lutas. No nosso país, o programa UFC Unleashed tem vindo a ganhar fama e muitos seguidores desde que começou a ser transmitido na televisão portuguesa, por isso, tenho a certeza que muitos de vocês estão interessados em saber o que esta sequela trás de novo e se vale mesmo a pena adquirir se já tem o anterior. Infelizmente essa questão só poderá ser respondida com segurança na nossa análise. Para já, apenas posso adiantar quais foram as minhas impressões do que joguei.

A versão do jogo a que tivemos acesso é muito curta e limitada, apenas estão disponibilizados os modos “Exhibition”, “Tournament” e “Create-a-Fighter”.

O modo “Create-a-Fighter” está excelente e permite criar muitos detalhes nas vossas personagens. Alias, as opções são tantas que até assustam. Tudo começa com as informações básicas onde vão escolher o primeiro e último nome, alcunha, cidade (de Portugal apenas existe Lisboa), idade, peso e mais. A seguir é tempo de definir a vossa técnica, podemos escolher uma entre as pré-definidas ou atribuir pontos aos nossos golpes e criar uma técnica mais própria. Passando para o “Fight Style” vamos seleccionar os nossos atributos e “Skills”, onde temos um número limitado de pontos para gastar.

O ringue agora é uma arma.

Tudo mencionado no parágrafo anterior dizia respeito à primeira parte do modo “Create-a-Fighter” a segundo parte diz respeito ao visual do lutador, que se divide em aparência física e vestuário. Na aparência física as possibilidades são imensas, é possível moldar a vossa cara, cabeça, olhos, sobrancelhas, nariz, queixo, orelhas, boca e bochechas com base nos eixos X,Y,Z. Dentro destas características, ainda existem outras sub-características. Quanto ao vestuário, as possibilidades não assim tantas, mas há que ter em conta que o equipamento de marca estava bloqueado.

O modo "Tournament" não é nada de mais. Permite lutarem num torneio até oito lutadores de uma determinada classe. O vencedor torna-se o campeão dessa classe.

As manobras de submissão foram aumentadas.

Em termos de jogabilidade continua basicamente semelhante à edição de 2009, mas algumas coisas novas foram adicionadas. A rede do ringue octogonal pode ser usada para executar novos ataques. Nas manobras de submissão não é necessário carregar furiosamente nos botões para obrigar o adversário a desistir, isso foi redireccionado para o analógico direito. Novos estilos de luta vão estar estar presentes, são os seguintes: Karate, wrestling Greco-Romano e o Sambo. Os controlos para os grapple-moves foram melhorados e existe uma maior variedade de posições. A fluidez do combos foi aumentada e consegue-se combinar facilmente ataques distintos. Outra adição é que agora os combates podem ser ganhos por TKO (cortes e lesões).

Graficamente continua na linha do anterior, os lutadores estão super realistas e pormenorizados, e as gotas de suor e sangue são vistas a escorrer e saltar pelo corpo dos lutadores.

Pelo que pude jogar, UFC 2010 Undisputed aparenta estar num bom caminho. O modo “Create-a-Fighter” conta com boas melhorias dando mais liberdade na criação de um lutador. As novas adições na jogabilidade são positivas e prometem agradar aos mais ferrenhos. Infelizmente, ainda não experimentamos muito do que UFC 2010 Undisputed tem para oferecer devido à limitação desta versão. De qualquer forma, a versão final deve estar a chegar, esperem uma análise para breve.

Lê também