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Uncharted: O Legado Perdido é um 'best of' da Naughty Dog

O melhor da série foi aproveitado e melhorado.

Depois de lançar Uncharted 4: O Fim de Um Ladrão em maio de 2016, a Naughty Dog comprometeu-e a expandir a história deste adorado universo. Pelo caminho, as ambições do estúdio foram crescendo e decidiram que estes conteúdos adicionais seriam apresentados como um jogo em separado, ao invés de novos conteúdos para o jogo. Uncharted 4: O Legado Perdido é o resultado dessa maior ambição que, segundo a Naughty Dog nos contou em Madrid, surgiu através da constante troca de ideias e do desejo em realizar as mais entusiasmantes possibilidades que foram surgindo. Shaun Escaryg, director criativo, é a figura principal de uma equipa que está orgulhosa por continuar a trabalhar numa série de renome, aclamada pelos fãs, disposta a melhorar sobre o que foi apresentado até à data.

Durante a apresentação em Madrid, Escaryg confessou que Legado Perdido pega no ADN básico da série e aplica-o a uma nova experiência, com uma história nova protagonizada por duas mulheres de personalidade forte. Um dos grandes responsáveis por imaginar esta nova aventura, Escaryg foi desafiado pelos seus superiores a criar uma experiência Uncharted ainda melhor, mantendo os alicerces que a celebrizaram. As ideias surgiram sucessivamente, até que a Naughty Dog entendeu que tinha mais do que uma simples expansão, tinha nas mãos um jogo completo. Um jogo que mantém a série Uncharted viva, mesmo depois de Nathan Drake se retirar.

Em Julho de 2016, uma equipa pequena começou a trabalhar na história adicional e os principais desafios foram decidir os protagonistas e qual a narrativa. O final de Uncharted 4 apresentava algumas situações definitivas para alguns personagens principais e não fazia sentido mexer neles. Por outro lado, criar novos personagens poderia não representar o mesmo apelo para os fãs. A Naughty Dog pensou então nos personagens existentes e descobriu uma parceria perfeita.

O Legado Perdido transporta-te para a Índia e, mais importante, coloca-te no papel de Chloe Frazier, a desenrascada ladra que viste em Uncharted 2 e Uncharted 3. É uma das figuras mais adoradas pelos fãs. A Naughty Dog pensou em várias personagens para o jogo e pensou em várias parcerias. Não foi fácil mas dizem ter encontrado a protagonista perfeita. Igualmente importante foi a escolha da parceira, Nadine Ross. Vários meses depois do desfecho em Uncharted 4, um dos vilões do jogo está de volta à série num papel totalmente diferente. Foi esta vontade de apresentar um novo Uncharted com personagens fortes, parcerias improváveis e com elevado potencial narrativo que originou O Legado Perdido.

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"O Legado Perdido é descrito como um best of da série. Ostenta todo o seu ADN e melhora algumas mecânicas."

Também não nos podemos esquecer que esta é uma série com mais de 36 milhões de jogos vendidos. Uncharted 4 vendeu mais de 8,7 milhões de unidades, segundo avançou Arne Meyer, director de comunicação da Naughty Dog. Isto ajuda a compreender o porquê da Sony não largar esta série. É um dos mais conceituados estúdios da actualidade numa série que combina qualidade com vendas. É uma das maiores referências da marca PlayStation e o verão ficará mais entusiasmaste com esta improvável parceria. Uncharted vibra com as suas personagens e os seus dilemas, vibra com a narrativa e a forma como é combinada com entusiasmantes momentos gameplay, O Legado Perdido promete os mesmos valores.

Aliás, a Naughty Dog reforçou repetidamente que O Legado Perdido é um 'best of' da série Uncharted. Pega na fórmula que consagrou a série e trabalha sobre ela. Por essa mesma razão Chloe e Nadine foram escolhidas como protagonistas. Uncharted centra-se na criação de uma narrativa focada nos personagens e na acção, apoiada pelo gameplay, combate, exploração, e quebra-cabeças. Claro que as características típicas da série, aquelas set-pieces épicas, estão aqui presentes. Meyer disse-nos que tudo o que gostas na série Uncharted está aqui presente, melhorado e reforçado.

Depois de agir como uma espécie de side-kick para Drake, Chloe regressa para demonstrar o seu valor em pleno. Apesar da sua incrível profundidade, surgiu em dois jogos da série como uma personagem secundária. A Naughty Dog sentiu que havia muito mais nela para apresentar aos jogadores e a sua capacidade de sobrevivência foi o ponto de partida para explorar o seu passado. Talentosa caçadora de tesouros, sempre preocupada com o seu bem-estar, mesmo que tenha de desistir ou abandonar os seus colegas de trabalho, o seu bem-estar é a sua principal preocupação. Foi esta personalidade e a sua forma de estar diferentes que convenceram a Naughty Dog a criar uma narrativa em torno de Chloe.

Em O Legado Perdido, a história assenta num antigo império no sul da índia, que existiu entre os séculos 12 e 13. O rei deste império Hoysala construiu uma cidade, Halibaduh, e viveu em prosperidade. O seu maior tesouro é uma espécie de corno (Tusk of Ganesh) em honra ao deus Ganesh, feito em ouro com pedras preciosas, utilizado para invocar o seu povo em momentos de grande importância. A luxuosa cidade ficou conhecida em vários cantos do planeta e foi saqueada pelos Persas, deixando-a perdido na história. Chloe conseguiu informações sobre o possível local deste corno e como seria de esperar, ela vai procurá-lo a todo o custo.

As coisas ficam verdadeiramente interessantes quando Chloe pede ajuda a Nadine, a líder da shoreline que viste em Uncharted 4. No entanto, as coisas correram mal depois do que viste na aventura dos irmãos Drake. Nadine quer recuperar os dias de glória da Shoreline, decidindo então ajudar Chloe. É uma aliança frágil pois as duas personagens são muito diferentes uma da outra. Duas mulheres com uma forte personalidade. Está aqui o ponto de partida para a envolvente narrativa a que a série te habituou.

Para testar isto, a Naughty Dog permitiu-nos jogar o Capítulo 4 de O Legado Perdido, a maior área aberta jamais vista num jogo da série Uncharted. Visualmente lembra Madagáscar, mas muito maior. Em O Legado Perdido explorarás livremente esta área aberta e terás total liberdade na ordem de execução dos objectivos. Tens que encontrar três pontos diferentes e podes ir a cada um deles na ordem que quiseres. Pelo caminho, podes explorar e procurar locais para tirar fotos, segredos escondidos atrás de paredes, baús com armas que precisam ser abertos com o lockpick de Chloe (uma nova mecânica na série) e encontrar os collectibles espalhados pelo mapa. Sentiu-se uma maior liberdade, talvez seja melhor dizer que a Naughty Dog conseguiu realizar em pleno o que imaginou e não conseguiu em Madagáscar em Uncharted 4, conferindo maior solidez ao gameplay.

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"Jogámos um segmento na maior área aberta jamais vista na série, com total liberdade para perseguir objectivos e com vários quebra-cabeças convincentes."

Esta liberdade de exploração permite divagar pelo cenário à disposição, mas também te permite decidir se queres metralhar os inimigos, ser furtivo ou simplesmente evitá-los e seguir para outro lado. De qualquer das formas, tens de chegar aos três pontos principais e resolver quebra-cabeças, ou voltar a enfrentar mais inimigos (ao bom estilo da série). A inteligência artificial revelou algumas debilidades que nos deixaram preocupados, mas no geral é o Uncharted que conheces. O que mais nos entusiasmou foram os quebra-cabeças, que incentivam a exploração ou a tua capacidade para ler os cenários e reagir. A Naughty Dog inspirou-se em Uncharted 2 e, do que vimos, resultou.

Tendo em conta que Uncharted 4 foi lançado em maio de 2016 e que O Legado Perdido chegará a 23 de agosto, não admira que graficamente estejam altamente similares. É uma expansão para Uncharted 4 que, apesar de ser vendida em separado, não deixa de ser uma extensão de um jogo existente. Isso sente-se no gameplay e também nos visuais. A Naughty Dog diz que um ano não permite muitas melhorias mas permite algumas, especialmente porque estão constantemente a optimizar o seu motor. No entanto, do que vimos, não esperes algo radicalmente superiore ou diferente de Uncharted 4.

Como não podia deixar de ser, seguirás as duas sempre à espera dos próximos acontecimentos e à espera para ver se Chloe será capaz de trair Nadine, ou como será o seu confronto com Asav. O já quase obrigatório senhor da guerra, lidera um exército de mercenários e acredita que provém de linhagem real. Quer conquistar o seu território e precisa deste artefacto para tal. Está traçada a rota de colisão entre as duas partes e um jogo do gato e do rato, tal como a série já nos habituou.

O Legado Perdido é descrito como uma colecção do melhor que existe no legado deixado pela série. Uma vez que é a história de Chloe, é algo em separado e diferente das anteriores experiências. Não se foca no egoísmo de perseguir um tesouro a todo o custo, mas sim nos sacrifícios que é preciso enfrentar para alcançar os objetivos a que nos propomos. Uma vez que é uma história própria não se chama Uncharted 5. Será que Chloe será uma heroína? Terás de descobrir no jogo!

Para os adeptos do multijogador, a Naughty Dog confirma que todos os conteúdos e actualizações lançados para Uncharted 4: O Fim de Um Ladrão estarão disponíveis em O Legado Perdido. Além da campanha, terás um robusto modo multi que desfruta de uma vibrante comunidade. O estúdio assegurou ainda que se comprares O Legado Perdido em separado, terás acesso aos mesmos servidores e jogarás com os mesmos jogadores que jogam Uncharted 4. A comunidade será a mesma, toda a componente multijogador será a mesma. Para quem joga na PlayStation 4 Pro, a Naughty Dog assegura 1080p60fps no modo multijogador e 4K30fps para a campanha.

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