Passar para o conteúdo principal

Underworld: Drug Lords troca de nome para ser lançado na App Store

Apple reprova o jogo apontando que tem "conteúdos questionáveis".

Underworld: Drug Lords, um jogo de gestão que coloca os jogadores a distribuir e vender droga, está disponível para dispositivos Android desde o início de outubro, mas a versão para iOS ainda está por aprovar por parte da Apple.

O atraso nos dispositivos iOS é devido às regras da App Store, que dita que as aplicações disponíveis na loja não contenham materiais ou conteúdos obscenos, pornográficos, ofensivos, difamatórios, ou outro conteúdo que "no julgamento da Apple possa ser questionável".

Esta não é a primeira vez que os criadores de Underworld: Drug Lords encontram problemas na aprovação da App Store. Na realidade, Underworld: Drug Lords é uma espécie sequela do jogo com o mesmo nome lançado em 2009. Aquando do lançamento do original, os produtores esperaram três meses por uma resposta da Apple, até que a receberam em fevereiro de 2009. A resposta dizia que o jogo tinha "conteúdos questionáveis" e, portanto, violava uma das regras.

Eventualmente, no decorrer de 2009, os produtores conseguiram que Underworld: Drug Lords fosse aprovado para a App Store, mas para isso foram obrigados a alterar o nome do jogo para Underworld: SweetDeal e a trocar as drogas por doces. Excluindo estas alterações para cumprir os requisitos da Apple, o jogo continuava igual.

Agora, com a sequela, que afina vários aspetos do original - gráficos, interface e equilibro da jogabilidade - os produtores voltaram a alterar o nome do jogo na esperança de ser aprovado pela Apple. Em vez de Underworld: Drug Lords chama-se Underworld: Sugar Wars e as drogas voltaram a ser substituídas por doces (LCD transformou-se em Donuts, Ecstasy passou a ser chupa-chupas e por ai além).

O que torna a desaprovação da Apple controversa neste caso, é a existência de outros jogos na App Store com conteúdos questionáveis, como violência excessiva, ou até mesmo os jogos GTA, que ao longo das missões, acabam por envolver drogas, e embora não estejam centrados nesse aspeto, permitem envolvimento no mundo criminoso.

Lê também