Unity reverte plano de taxas polémico após consultar as produtoras
Reforçar a parceria com os seus clientes.
A Unity, conhecida pelo seu motor gráfico amplamente utilizado na produção de jogos, anunciou o cancelamento da controversa Runtime Fee, uma taxa que cobrava às produtoras por cada instalação de jogo, apenas um ano após a sua implementação. A medida, muito criticada pela comunidade de produtoras, tem sido objeto de grande discussão desde a sua introdução em setembro do ano passado.
O novo presidente e CEO da Unity, Matt Bromberg, afirmou num comunicado que a decisão foi tomada após uma “consulta aprofundada” aos parceiros e produtoras. Matt Bromberg sublinhou que a empresa quer manter uma relação de confiança com os seus clientes e, por isso, optou por rever a estrutura de preços introduzida, regressando a um modelo de subscrição tradicional.
Bromberg reconheceu a necessidade de ajustes de preços para sustentar os avanços na produção de jogos, mas salientou que esses aumentos não devem vir de uma forma tão impactante como a Taxa de Tempo de Execução. Com a mudança, o pacote Unity Personal continuará gratuito e o limite de receita anual que permite o uso gratuito da plataforma será aumentado para 200 mil dólares. Para os pacotes Pro e Enterprise, as assinaturas voltarão ao modelo convencional, com mudanças previstas para entrar em vigor em janeiro de 2025.
A empresa, que tem passado por uma série de mudanças nos últimos meses, continua a passar por um processo de reestruturação. Após a introdução inicial da taxa de tempo de execução, a Unity chegou a considerar um limite para as taxas e pediu desculpas à comunidade de produtoras pelas decisões tomadas. No meio da polémica, o antigo CEO, John Riccitiello, deixou a empresa e, no início de 2024, cerca de 1.800 funcionários foram despedidos como parte de um “reset” em curso.
Bromberg, que assumiu o cargo de CEO em maio deste ano, depois de passagens por grandes empresas como a EA e a Zynga, concluiu que a revogação das taxas permitirá à Unity continuar a investir na melhoria das suas ferramentas de produção de jogos, ao mesmo tempo que reforça a parceria com os seus clientes.