USB Type-C será obrigatório na Europa a partir do Outono de 2024
A decisão afecta smartphones, tablets, câmeras e mais.
O Parlamento Europeu decidiu hoje que, a partir do Outono de 2024, todos os dispositivos vendidos dentro do território terão que ter a mesma solução de carregamento.
A solução escolhida é o USB Type-C, um tipo de carregamento já escolhido por várias marcas. A decisão afecta smartphones como também tablets, leitores digitais de livros, auriculares, câmeras digitais, consolas portáteis, e colunas portáteis.
Os computadores portáteis também terão que se adaptar aos requisitos do Parlamento Europeu, mais concretamente 40 meses (são 3 anos e 3 meses) depois da lei entrar em vigor. O desejo do Parlamento com esta decisão é reduzir o lixo electrónico.
De acordo com as estimativas, a nova lei vai conduzir a uma maior reutilização dos carregadores e ajudar os consumidores a poupar mais de 250 milhões de euros por ano. Os carregadores atirados ao lixo representam cerca de 11 toneladas de lixo electrónico por ano.
Uma das companhias que têm mostrado resistência à adopção do USB Type-C tem sido a Apple. Os novos iPhones continuam a usar a porta Lightning, que é propriedade da companhia, embora o iPad já tenha trocado para USB Type-C.