V-Bucks de Fortnite usados para lavar dinheiro na Dark Web
Firma de segurança acusa a Epic Games de fracas medidas de segurança.
Os V-Bucks, a moeda virtual de Fortnite com a qual podes comprar emotes, skins e outros itens cosméticos, está a ser usada na Dark Web para lavar dinheiro, revelou uma investigação levada a cabo pelo The Independent com a firma de cibersegurança Sixgill.
Fortnite é actualmente um dos jogos mais populares do mundo, facturando milhões todos os meses em microtransacções de itens cosméticos. Os criminosos da Dark Web viram aí uma oportunidade para montar uma operação de lavagem de dinheiro com cartões de créditos roubados.
Com os cartões de créditos roubados, os criminosos compram V-Bucks e depois vendem-nos com desconto na Dark Web. A investigação do The Independent revelou que existem operações destas em várias línguas como Inglês, Chinês, Russo, Espanhol e Arábico.
Benjamin Preminger, um dos analistas da Sixgill, acusa a Epic Games de ter medidas de segurança fracas e de não agir contra estes criminosos que estão a aproveitar-se disso para vender V-Bucks com desconto.
"Os criminosos estão a realizar fraude de cartões e a injectar / retirar dinheiro do sistema de Fortnite com relativa impunidade. Estes agentes estão a escarnecer as fracas medidas de segurança da Epic Games, dizendo que a companhia não quer saber dos jogadores a defraudar o sistema e a comprar V-Bucks com desconto... Isto toca directamente na habilidade destes agentes de lavar dinheiro através do jogo."
Em 2018 a Epic Games registou receitas superiores a 3 mil milhões de dólares, sendo que uma grande porção destas receitas vieram de Fortnite. Com um volume de transacções desta escala, é difícil chegar a um número exacto de quanto dinheiro foi gasto em V-Bucks com cartões de crédito roubados.
Preminger conclui dizendo que é extremamente difícil eliminar estas operações, mas sublinha que a Epic Games pode implementar várias pedidas para mitigar a tendência como "monotorizar a transferência de bens caros no jogo, identificar os jogadores com grandes quantidades de V-Bucks, e partilhar os dados com as agências da lei relevantes."