Passar para o conteúdo principal

Valve acredita nos jogos single-player

Apesar do sucesso dos jogos multijogador.

A Valve insistiu que ainda existe um grande mercado para os jogos virados apenas para o single-player.

Respondendo a uma afirmação do Gamasutra em que dizia que os jogos a solo estavam condenados uma vez que torna-se mais difícil para as editoras ganharem dinheiro e mais fácil para a pirataria, Erik Johnson, gestor do projecto Portal 2, disse que, "Ainda continuo a pensar que a análise de que todos os produtos precisam de competir no multijogador, ou como um MMO, é incorrecta; existem muitas pessoas que querem uma experiência sem stress, por isso penso que isso não vai mudar."

"Vocês falaram da pirataria como sendo uma razão para não se fazer o single player, o que eu penso que é uma análise um tanto maluca sobre um problema como esse," continuou ele.

"Isso é tomar uma decisão pelos teus clientes sobre o tipo de produtos que tu irás criar sem, por definição, incluíres os teus clientes."

"Vocês dizem isso por causa desses piratas, que não vão ter experiências a solo, o que não faz qualquer sentido para mim. Se existem muitos jogadores que querem experiências single player, tu deverás criá-las. Penso que ainda há muita gente que quer ter experiências a solo."

Johnson acrescentou que, como designer, ele tenta manter as preocupações financeiras de fora daquilo que ele e a sua equipa tentam atingir.

"Uma coisa que se deve pensar é que, quando estamos a criar um jogo como Half-Life 2 ou Portal, o dinheiro é uma coisa separada que, no contexto do design de jogo, não faz muito sentido."

Portal 2 vai ser lançado no PC, Xbox 360 e PS3 no próximo ano.

Lê também