Valve anuncia suporte do SteamOS para ROG Ally e outros dispositivos
Alternar entre Windows e SteamOS também será possível.
A Valve está a expandir o alcance do seu sistema operativo SteamOS, agora com suporte previsto para a Asus ROG Ally e outros dispositivos portáteis de terceiros. A confirmação foi feita por Lawrence Yang, designer da Valve, ao The Verge, após a recente atualização feita nas anotações do patch do SteamOS. Yang salientou que, embora a integração com o ROG Ally ainda não esteja completamente pronta para uso imediato, a empresa está a avançar com a adição de suporte para mais dispositivos portáteis.
Este processo faz parte de uma estratégia mais alargada da Valve para permitir que outros fabricantes integrem o SteamOS nos seus produtos. Yang referiu que o suporte para o ROG Ally se refere especificamente à compatibilidade com as teclas adicionais do dispositivo e ao esforço da Valve para suportar uma gama mais alargada de dispositivos portáteis. No entanto, Yang também mencionou que ainda não há uma data definida para a disponibilidade total do SteamOS nesses dispositivos.
Além disso, a Valve está a trabalhar na implementação do suporte dual-boot na Steam Deck OLED, que permitirá aos utilizadores alternar entre o Windows e o SteamOS. Embora a fase de preparação dos drivers para Windows esteja em curso, Yang indicou que ainda não há qualquer atualização sobre a data de lançamento desta funcionalidade.
A Valve tinha originalmente idealizado um cenário em que vários fabricantes pudessem criar as suas próprias Steam Machines, e a empresa parece estar agora a avançar nessa direção, mesmo que a concretização total ainda esteja em curso. O SteamOS 3.6.9, que inclui melhorias e correções, já está disponível para os modos Preview e Beta da Steam Deck.