Valve conta com a colaboração dos utilizadores
Partilha entre criadores e comunidade é vital.
Gabe Newell, responsável pela Valve, falou com o jornal Washington Post sobre a forma de como a produtora se relaciona com a sua comunidade.
"As linhas são muito ténues de quem é o consumidor e quem é o criador. Costumava ser muito mais fácil no passado não é? Compravas carros e enviavas nalguma forma de distribuição indireta, depois chegavam aos consumidores e eles compravam-os e não voltarias a ouvir falar deles," comentou Newell.
"No entanto, no nosso mundo, as vezes as pessoas produzem tanto como consomem dentro da experiência. Se olharem para um multijogador, são as pessoas que jogam ao jogo que muitas vezes são mais valiosas que as animações, os modelos ou a lógica do jogo que está associada a ele."
Para Newell, as experiências que a Valve acredita são "uma verdadeira colaboração entre todos os membros da comunidade. Quando tens crianças a fazer lucros de seis dígitos na criação de materiais artísticos dentro daquilo que criaste e que podem vender elementos digitais e serviços em todo o mundo, parece-me bastante claro que tens que reconhecer que tens uma parceria com os teus consumidores. É sempre uma colaboração."
"O que sempre temos encontrado é que quanto mais próximos estamos dos nossos consumidores, mais conhecimento temos sobre as suas escolhas e valores e acabamos por fazer mais dinheiro. Uma das coisas mais importantes sobre o Steam é que esta era a ferramenta que precisávamos para fazer isto tudo," concluiu.