Valve não está preparada para lançar a sua Steam Machine
Parece estar a aguardar mais feedback para dar esse passo.
No CES 2014 foram apresentadas as Steam Machines de diferentes companhias de hardware, mas o próprio nome destes computadores para a sala-de-estar sugere uma associação com a Valve. Quando ouvimos os nomes PlayStation, Xbox e Wii sabemos que a Sony, Microsoft e Nintendo são quem fabrica estas consolas, contudo, contrariando a norma, não é este o caso das Steam Machines.
Seria de esperar que a Valve criasse e lançasse para o mercado a sua própria Steam Machine, servindo de exemplo para as outras companhias. Para ser honesto, a Valve deu, mais ou menos, o primeiro passo. Existem 300 protótipos criados pela Valve a ser testados pelos utilizadores do Steam, mas não existe uma versão final que será comercializada.
Foi precisamente isto que Gabe Newell, presidente da Valve, disse ao RockPaperShotgun, lembrando que estão ocupados a cooperar com as companhias third-party de hardware.
"Neste momento estamos a trabalhar com as companhias de hardware third-party para construírem as suas Steam Machines. Acreditamos que eles conhecem os seus consumidores e o hardware melhor do que nós".
Newell não exclui completamente a hipótese de futuramente apostar na Steam Machine da Valve. Por agora o interesse está em servir os interesses daqueles que querem jogar os jogos do Steam na sala-de-estar.
As palavras finais de Newell parecem indicar que a Valve está a aguardar mais feedback dos utilizadores, que será possível assim que as Steam Machines das outras companhias chegarem ao mercado.
"Vamos poder entender quais são as melhores coisas pelo melhor preço, desempenho, e a forma como funcionam na sala-de-estar. Vamos estar sempre a ouvir os nossos consumidores e a dar-lhes o que querem".