Vê os fabulosos efeitos de cabelo da próxima geração
A L'Oréal ficaria orgulhosa.
Um salto geracional de hardware vem sempre acompanhado de um leque de melhorias que anteriormente, devido a limitações, não podiam ser implementadas ou eram extremamente complicadas de implementar com os recursos disponíveis.
Apesar das muitas melhorias gráficas que os videojogos conseguiram fazer ao longo desta geração, os efeitos de cabelo continuam a estar distantes da realidade. A Nvidia chegou a apresentar uma solução chamada HairFX, mas o impacto que tinha no desempenho dos jogos tornavam esse efeito proibitivo para a maioria dos jogadores.
No FX Guide foi publicado recentemente um artigo que destaca uma das novidades introduzidas na versão v4.24 do Unreal Engine 4. O motor de jogo tem agora um sistema que permite aos produtores renderizar e simular cada fio de cabelo, atingindo resultados inéditos para um videojogo.
A nova funcionalidade foi destacada no Twitter por Jonathan Cooper, autor do livro Game Anim e animador em diversos jogos como Assassin's Creed, Uncharted, The Last of Us e Mass Effect. O animador mostrou-se entusiasmado com os novos efeitos de cabelo, confessando que "apenas quero que a próxima geração me deixe abanar este cabelo..."
Esta funcionalidade foi introduzida no Unreal Engine 4 em Dezembro, pelo que ainda poderá demorar algum tempo até ser introduzida num videojogo.