Venda de jogos físicos caiu quase 20% no Reino Unido em 2019
Contabilizar as vendas digitais é essencial.
O ano 2020 poderá tornar-se finalmente no ponto de viragem para a contabilização da venda de jogos digitais, um formato cada vez mais importante e que para muitas editoras equivale a mais de metade das unidades vendidas.
Ao terminar 2019, o GamesIndustry avança que a venda de jogos físicos no Reino Unido desceu quase 20%, mas o impacto do formato digital significa que não temos uma imagem completa para avaliar o mercado.
Ao apresentar a última tabela de 2019, o GI.biz revela que existem novos projectos por parte de diversas companhias que querem apresentar tabelas com vendas físicas e digitais numa só.
Apesar de nem todas as editoras partilharem as suas vendas digitais, isto poderá permitir ter uma melhor noção das vendas de determinados jogos e das trajectórias dos mercados.
A GSD é uma nova iniciativa da Indústria Europeia dos Videojogos que pretende combinar as vendas físicas (reveladas pelas lojas) juntamente com as vendas digitais (reveladas pelas editoras dispostas a aderir).
No entanto, nem todas as editoras revelam as vendas digitais, algo que já acontece com as listas reveladas pela NPD nos Estados Unidos da América, e isto exige esforço adicional, o que significa mais tempo a entregar as tabelas.
Poderá demorar algum tempo e estar envolto em alguma confusão, mas a vontade de revelar um quadro mais correcto da indústria significa contabilizar as vendas digitais.