Venda de videojogos desceu no Reino Unido pela primeira vez desde 2012
Mas as vendas digitais cresceram 1.1% no Reino Unido
A tendência tem indicado que o formato digital está a conquistar cada vez mais margem de mercado e em 2019 isso voltou-se a constatar, pelo menos no Reino Unido. Mesmo que isso seja contra-balançado com a primeira descida no mercado, desde 2012.
Depois de revelar a lista com os jogos físicos mais vendidos no Reino Unido (spoiler: FIFA e Call of Duty são fenómenos de vendas), o GI.biz revelou que o formato digital registou um pequeno aumento em 2019.
No final de Dezembro, já tinha sido revelado que a venda de jogos físicos caiu quase 20% no Reino Unido, mas agora foi confirmado que pela primeira vez desde 2012, a venda de videojogos registou uma queda.
Foram vendidos mais de 17.6 milhões de jogos físicos nas lojas, para uma receita total de 707 milhões de euros, o que representa uma queda de 21.7% sobre o valor registado em 2018.
Pelo outro lado, de acordo com as estimativas da IHS, compilada a partir de dados obtidos pela Entertainment Retailers Association, a venda de videojogos digitais registou um aumento, pequeno, mas na mesma um aumento.
Em 2019, a venda de jogos digitais cresceu 1.1% e gerou uma receita de 3.72 mil milhões.
Somados os dois formatos, a venda de videojogos desceu 3.4%, a primeira vez desde 2012 e para os analistas não existem dúvidas, a PlayStation 5 e a Xbox já estão na cabeça dos consumidores.