Vendas digitais mais perto das físicas
Nos EUA em breve podem ultrapassá-las.
De acordo com um relatório publicado pelo NPD Group, organismo que analisa o mercado norte-americano, as formas de rentabilidade alternativa à venda de jogos em suporte físico (que inclui as vendas digitais, e também o aluguer e as vendas em segunda mão) já ultrapassaram a vendas de jogos nas lojas.
Este impulso deve-se principalmente ao crescimento das vendas digitais e ao crescimento limitado das vendas tradicionais durante o segundo trimestre do ano fiscal, atingindo os 4.200 milhões de dólares ao ter em conta também a venda de consolas e periféricos.
Esta é a primeira vez que o dinheiro gerado na indústria de videojogos pela venda de jogos nas lojas de distribuição física é ultrapassado pelos outros modelos de negócio, que incluem o aluguer, as vendas em segunda mão e as vendas digitais.
As vendas de jogos nas lojas físicas tiveram um valor de 1.440 milhões de dólares, enquanto que as dos outros sectores acumularam 1.740 milhões de dólares. Infelizmente o NPD Group não revelou os números para sabermos que percentagem corresponde exatamente a cada modelo de negócio.
De qualquer forma as previsões de crescimento parecem favorecer as vendas digitais, sobretudo devido ao sucesso das plataformas de distribuição digital e aos sistemas cada vez mais orientados para a aquisição de software online.