Vendas digitais sobem 12,1% em 2017
No Reino Unido.
Com 2017 findado, começam a surgir resultados e estatísticas sobre como a indústria dos videojogos se comportou durante o ano. De acordo com a Entertainment Retailers Association (através do GamesIndustry.biz), jogadores no Reino Unido gastaram 4 mil milhões de euros em videojogos, um número astronómico que mostra bem a popularidade do ramo.
O mercado de videojogos do Reino Unido conseguiu, portanto, crescer bastante no último ano: em termos de vendas físicas, elas cresceram 2.1% em 2017, gerando cerca de 891 milhões de euros.
Por outro lado, as vendas digitais subiram uns impressionantes 12.1% em 2017, mostrando a importância cada vez maior das compras digitais na indústria e dos hábitos dos consumidores: estes resultados podem ser traduzidos por quase 3 mil milhões de euros.
De forma geral, a indústria de entretenimento (que inclui video e música) representou cerca de 8 mil milhões de euros em 2017, sendo que 71,9% de todas as vendas de entretenimento são provenientes das vendas digitais.
"Este é um resultado histórico que exemplifica bem os benefícios da inovação e investimento em novas tecnologias.", disse a CEO da ERA, Kim Bayley. "Novos serviços digitais estão a trazer números cada vez mais altos de pessoas de volta ao entretenimento, com acesso 24/7 a música, vídeo ou videojogos. No passado, o crescimento do mercado estava dependente das grelhas de lançamento das editoras, estúdios de filmes ou estúdios de música. Todavia, estamos agora perante um mercado que está a ser liderado pelas plataformas e tecnologias digitais".
Bayley acrescenta: "O formato físico pode já não ser a opção principal para muita gente mas continua a ser um ramo substancial da indústria. A grande vantagem do físico tem a ver com o facto de trazer algo adicional ao conteúdo, quer seja a experiência táctil ou por poder ser facilmente oferecida como presente. Estou confiante que o formato físico continuará entre nós nos anos futuros".