Passar para o conteúdo principal

Vendas dos últimos GTAs geram dúvidas quanto à sua popularidade

Vários analistas acreditam que o fulgor já não é o mesmo.

Depois do sucesso de vendas que foi Grand Theft Auto IV em 2008, este ano foram lançados quatro novos títulos da série onde se incluem GTA: Chinatown Wars para a DS e mais tarde para a PSP, e os episódios descarregáveis "The Lost and Damned" e "The Ballad of Gay Tony" em exclusivo para a Xbox 360. No entanto, e segundo alguns analistas, estes quatro novos títulos da série não tiveram vendas tão espectaculares como se esperava, o que começa a gerar dúvidas sobre se a popularidade da série já não tocou o seu tecto.

As vendas de The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony ainda não foram reveladas, o que gerou já algumas especulações dentro da indústria. Segundo o analista Ben Schachter é significativa a comparação entre as vendas de GTA IV em 2008 e as dos jogos lançados em 2009, considerando que todos eles foram muito bem recebidos pela critica.

O analista reconheceu que estes não são jogos GTA "de verdade", mas que são jogos bons, a um preço competitivo e bem promovidos, que não tiveram grandes vendas.

Por seu lado o famoso analista Michael Pachter tem uma outra visão. Em declarações ao VG247, Pachter acredita que as vendas dos conteúdos descarregáveis de GTA IV não foram tão altas porque o jogo original já tem uma longevidade bastante longa.

Pachter comparou GTA IV com Call of Duty, e as 50 horas de longevidade do primeiro contra as seis a dez horas do segundo. De acordo com ele, a maioria dos que compraram Call of Duty terminaram o jogo, e isso faz com que seja mais provável que se interessem por conteúdos descarregáveis.

"Além disso, aposto que menos de 20% dos proprietários de GTA IV terminaram o jogo, por isso são menos interessados em conteúdos descarregáveis. Acho que é uma valorização justa, e não acredito que o baixo ritmo das vendas dos conteúdos descarregáveis reflicta que o desempenho da série seja fraco."

Lê também