Passar para o conteúdo principal

Veteranos da PlayStation revelam os segredos para criar um jogo excecional

Shuhei Yoshida e Greg Rice explicam os ingredientes para o sucesso.

Crédito da imagem: Sony

Na apresentação deste ano no Develop Brighton, Shuhei Yoshida e Greg Rice, da PlayStation, partilharam as suas experiências e ideias sobre o que faz um jogo verdadeiramente fantástico. Numa conversa com Ella Romanos, COO da Fundamentally Games, os dois veteranos da indústria discutiram as qualidades comuns encontradas nos jogos e estúdios mais aclamados, bem como os erros mais frequentes que os programadores devem evitar.

Greg Rice salientou que, embora existam muitas competências envolvidas na criação de jogos, o domínio técnico de uma ou duas áreas já não é suficiente para fazer com que um título se destaque. Disse que, hoje em dia, é necessário um elevado nível de excelência em vários aspetos do jogo, incluindo um estilo artístico reconhecível, uma mecânica de jogo inovadora e uma personalidade criativa e apaixonada por trás do projeto.

Shuhei Yoshida, por sua vez, salientou a importância da jogabilidade e da interação do jogador com o jogo. Mencionou que a chave para a grandeza de um título reside na forma como este responde aos comandos do jogador e aconselhou os criadores a testarem os seus jogos com pessoas exteriores à equipa de desenvolvimento para identificar problemas e melhorar a experiência do utilizador.

A nitidez da visão foi também um tema recorrente na conversa. Yoshida citou o exemplo de Fumito Ueda, que criou pequenos vídeos para comunicar a sua visão aos membros da equipa e para ajudar a financiar projetos. Sublinhou que uma visão clara desde o início pode orientar eficazmente o desenvolvimento de um jogo, apesar dos desafios técnicos que possam surgir.

Por fim, Rice e Yoshida discutiram a importância da colaboração e do reconhecimento das lacunas de conhecimento numa equipa de desenvolvimento. Rice referiu que ter uma equipa de colaboração, onde todos têm a oportunidade de contribuir, pode resultar num jogo melhor do que se fosse feito individualmente. Yoshida acrescentou que um equilíbrio saudável entre a liderança criativa e a gestão da produção é fundamental para o sucesso de um projeto, evitando tanto o controlo criativo excessivo como a falta de inovação

Estas perspetivas foram recolhidas a partir de um artigo aprofundado no Gamesindustry.biz, que oferece um olhar valioso sobre os elementos que contribuem para a criação de jogos excecionais.

Lê também