Videojogos atraem cada vez mais mulheres
Relatório revela aumento de jogadores do sexo feminino.
A empresa de investigação de videojogos NPD Group tornou públicos alguns dados do recente estudo "Gamer Segmentation 2009". Nesse estudo pode-se constatar que o número de mulheres que jogam videjogos aumentou desde o ano passado.
O estudo divide os jogadores em várias categorias, entre elas jogadores "extreme", secundários, jogadores de consola, de portáteis, PC online, PC àvidos e PC offline. Os dados mostram, em relação a 2008, um aumento de 5% da presença feminina na categoria de jogadores de consola, assim como um crescimento de 4% nas categorias "extreme" e de portáteis.
A NPD atribui este crescimento do sector feminino à Nintendo Wii. Algo que já foi registado pelas principais companhias de videojogos, que durante a E3 mostraram as suas apostas dos chamados "jogos para raparigas," um sector cada vez mais lucrativo do mercado.
Outro dado significativo do estudo, e já sem diferenciar o sexo, vai para os hábitos de dedicação os utilizadores. O estudo indica que os jogadores "extreme" dedicam mais horas do que qualquer outro segmento, mas que essas horas diminuíram em relação a 2008. Este tipo de jogadores compram também quatro vezes mais jogos do que os outros, mas isso não tem um grande impacto na indústria, uma vez que segundo a NPD, os jogadores "extreme" representam apenas 4% do mercado total dos jogos.