Virtua Fighter 5
Um beat`em up sólido e potente no lançamento da consola!
Virtua Fighter 5 vem dar à Playstation 3 algo que poucas consolas se podem gabar de o ter conseguído, um beat`em up sólido e potente logo no dia de lançamento. Um jogo bem conseguído em quase todos os aspectos que é adorado por muitos que lhe são devotos.
Virtua Fighter 5 é catalogado como o beat`em up dos hardcore gamers, algo que não é verdade mas que não é no entanto completamente descabido. Os jogadores casuais vão conseguir tirar um bom partido do jogo e vão ter a sua dose de diversão mas somente os mais dedicados vão conseguir ultrapassar as limitações do jogo e tornarem-se verdadeiros mestres.
Começo por falar nos pontos positivos sendo o maior de todos o seu visual. O jogo tem um grafismo fenomenal digno da nova geração e nesse aspecto não há defeito a apontar, tudo desde os lutadores aos cenários é de uma beleza realmente espantosa. Os lutadores estão uma autentica delicia visual e alguns pormenores como músculos, veias, cabelo e roupas são apresentados com um detalhe fantástico, os close-ups no início e no final de cada combate mostram bem esses detalhes. Os cenários se bem que visualmente muito bem conseguídos são um pouco insatisfatórios para mim pois apesar de manter o espírito da série, ao apresentar arenas em forma de quadrado sendo algumas fechadas e outras abertas, não oferece interactividade, algo que seria de esperar na nova geração. Nada com que preocupar pois são pequenos pormenores que não afectam a sua qualidade, alguns cenários apresentam efeitos muito bons, como o brilhar do sol, a névoa matinal ou a neve que se deforma a cada passo da personagem. Podem contar com um excelente visual bem detalhado.
Quanto aos modos de jogo vão encontrar o tradicional Arcade, que infelizmente continua sem história e sem finais, o modo Versus que serve para lutar contra outro humano, infelizmente o jogo não permite vs online o que acaba por ser o seu pior defeito, o modo Theater onde podem observar alguns clips promocionais e alguns combates assim como os vossos replays.
O modo de maior destaque e onde vão investir o vosso tempo é o modo Quest. Aqui vão percorrer os salões de Arcade virtuais na procura de lutadores a vencer para poderem subir de nível, coleccionar itens, dinheiro e novos fatos, algo que retrata virtualmente o que acontece no Japão, onde as Arcades ainda gozam de bastante sucesso.
Os mais pacientes vão poder investir muito tempo neste modo lutando, contra o que se assemelha aos “ghosts” de Tekken, e conquistando itens que permitem alterar o visual da personagem de tal maneira que o lutador pode ficar mesmo irreconhecível, o nível de personalização é mesmo muito bom.
De nada valia o bom visual se o jogo não tivesse uma jogabilidade ao seu nível e Virtua Fighter 5 apresenta uma jogabilidade bem distinta dos demais beat`em ups, que consegue ser difícil de dominar ao ponto de se tornar gratificante o evoluir da nossa performance com determinada personagem. Os lutadores movem-se com graciosidade e respondem com elevada precisão aos nossos comandos, algo extremamente vital num jogo destes. O esquema de botões está bem implementado e com um pequeno ajuste fica quase perfeito e permite que qualquer um tire satisfação do jogo, desde um iniciado a um veterano. O leque de lutadores permite isso mesmo, escolher um lutador que com as suas características melhor se adapta a um novato ou veterano.
Virtua Fighter 5 tem uma coisa que para mim o eleva acima da maioria dos outros do seu género, nada é feito ao acaso. Aqui não há nenhuma personagem que só por ter tal golpe consegue desde logo ser superior nem há golpes especiais que tiram quase a energia toda. Uns mais exigentes do que outros estão no entanto equilibrados e o sistema de counters é de tal maneira preciso que só mesmo o mais determinado o vai dominar.
Peca pelos poucos modos de jogo e pela falta do online mas para os mais persistentes o modo Quest vai oferecer uma enorme longevidade e satisfação.