Vladimir Putin quer a Rússia com a sua própria consola de jogos
Um projeto com duração de 10 anos.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, definiu um plano ambicioso para estabelecer um ecossistema de videojogos autónomo no seu país, com o objetivo de desenvolver redes de hardware e software para as suas próprias consolas de jogos. Esta informação, trazida pelo Insider Gaming, é proveniente de fontes internas do governo russo, revela a aspiração de Putin de contornar as sanções e as proibições de importação impostas aos dispositivos de videojogos estrangeiros.
Numa recente reunião económica, Putin deu instruções ao seu governo para que se dedicasse à criação de uma infraestrutura de jogo alargada, que incluísse hardware, software e sistemas de apoio baseados na nuvem, adaptados aos jogadores russos. De acordo com as informações disponíveis, o projeto deverá durar uma década, tal como foi referido pelo Kommersant, uma publicação noticiosa russa, que sublinhou a falta de conhecimentos existentes no país para concretizar uma visão tão ambiciosa.
A iniciativa surge num contexto de sanções económicas e restrições à importação de consolas de jogos estrangeiras, com grandes empresas como a Sony, a Microsoft e a Nintendo a suspenderem as vendas oficiais à Rússia após a invasão da Ucrânia por parte da Rússia. Apesar destas barreiras, os vendedores locais têm procurado meios alternativos para importar consolas estrangeiras. No entanto, o Kremlin vê uma oportunidade de cultivar uma indústria de jogos nacional face aos atuais problemas económicos.
A diretiva de Putin prevê a produção de consolas de jogos tanto fixas como portáteis, juntamente com o desenvolvimento de um sistema operativo e de uma infraestrutura de nuvem para facilitar a entrega de jogos aos consumidores. Foi dado ao governo um prazo até 15 de junho para explorar a viabilidade deste projeto, tendo o Primeiro-Ministro Mikhail Mishustin sido encarregado de supervisionar a operação.
Embora se especule que Putin tenha confiado à empresa tecnológica russa VK a execução do projeto, existem grandes dificuldades no horizonte. Os observadores do mercado alertam para o facto da falta de experiência na produção de consolas de jogos semelhantes à PlayStation e à Xbox, juntamente com a tarefa monumental de construir um ecossistema de jogos a partir do zero.