Warhorse: "Grandes editoras tinham medo do fracasso das consolas da nova geração"
E avisa que muitas editoras não têm grandes jogos para 2015.
Dan Vávra, diretor criativo da Warhorse, conversou com o site Worldsfactory onde explicou algumas das dificuldades que o estúdio teve para se relacionar com as editoras para o seu ambicioso projeto Kingdom Come: Deliverance.
"A nossa reunião com o investidor teve lugar 13 dias antes do lançamento da PlayStation 4," disse Vávra em relação ao sócio capitalista que fornece a maior parte do orçamento para o desenvolvimento do título.
"O que é que isso tem a ver connosco? Muita coisa, porque averiguei algo chocante sobre as negociações: Uma das principais razões porque ninguém queria apoiar financeiramente o nosso jogo era o medo, diria quase que pavor, por parte das grandes editoras de que as novas consolas fossem um fracasso.Ou que não fossem suficientemente potentes, e que as pessoas não quisessem jogar a nada mais do que aos MMOs free-to-play para o iPad."
"Por isso elas estavam a preparar uma série de mega-jogos garantidos, e estavam à espera para ver o que iria acontecer com os outros, fazendo com que mandassem uma série de estúdios contra uma parede, o que poderá resultar numa queda no número de grandes jogos em 2015. Na conversa de bastidores fiquei com a impressão de que a maioria das grandes editoras não têm nada preparado para o próximo ano, porque não queriam fazer planos para um futuro tão longe num clima de incerteza como o nosso e agora dificilmente vão poder oferecer algo épico em menos de dois anos."
Épico ou não, e depois de algumas peripécias, Kingdom Come: Deliverance conseguiu o apoio financeiro necessário através de uma campanha no Kickstarter, o jogo será lançado no próximo ano no PC e nas consolas da nova geração.