Passar para o conteúdo principal

Warren Spector: Uncharted e Heavy Rain não fazem muito pelo meio

Director conta que nos dias de hoje os jogos contam histórias onde o jogador não é um participante activo.

Warren Spector, criador de jogos como Deus EX e Epic Mickey, disse num discurso durante a abertura do PAX Austrália que jogos como Uncharted, Heavy Rain e The Walking Dead são títulos que não oferecem uma grande capacidade de partilha entre o jogo e o jogador.

Os jogos não devem querer ser filmes, comentou Spector. "Se tudo o que queres fazer é mostrar o quão inteligente és, então sai do meu meio!", disse. "Vai fazer um filme ou algo do género, porque isso é o que devias estar a fazer."

Em relação a Uncharted, Heavy Rain e The Walking Dead, Spector disse ainda que estes jogos conduzem os jogadores por caminhos específicos mais do que gostaria de ver. Classificou o jogo da Naughty Dog como um título de "baixa expressão" na escala de baixo, médio e alto, onde quanto maior o nível, mais envolvido estará o jogador com o desenrolar do mesmo, e não é guiado pelo enredo.

"Não é que os jogos deste tipo sejam maus, mas limitam-te a capacidade de interagires com o mundo do jogo, e por isso a história pode desenrolar-se da forma que o narrador quer que se desenrole," disse ele. "Tens uma capacidade muito limitada para te expressares, trata-se de uma trajectória predeterminada para chegares ao próximo ponto do enredo."

Ver no Youtube

"É uma grande história - uma história melhor do que eu alguma vez poderia contar num jogo - mas não é uma história do jogador, não é a tua história," continuou Spector.

Arne Meyer, estratega da comunidade da Naughty Dog, respondeu a estes comentários durante um outro painel no mesmo evento, onde aceitou as criticas de Spector.

"É bom que se ouça este tipo de criticas a todo o tipo de jogos, porque estamos a começar a fazer jogos que te permitem explorar todo o tipo de géneros," comentou.

Quanto a Heavy Rain e The Walking Dead, Spector comentou que estes jogos são exemplos de títulos de expressão mediana. Ele falou sobre a dificuldade nas decisões que os jogadores devem tomar, mas estas são marcadas pelo designer, e não conduzidas pelo jogador.

"Cada escolha num jogo como este está pré-estabelecida e escrita à mão por um designer, e os efeitos dessa escolha foram pré-determinados pelos produtores," comentou. "Há coisas muito limitadas que os jogadores podem realmente fazer."

Sobre Heavy Rain, Spector disse que é uma história muito melhor do que qualquer uma que ele pudesse escrever, mas que é "basicamente como cinco guiões de filmes todos misturados, e só estás a escolher qual o guião que te vão contar numa determinada altura."

Ver no Youtube

Por fim, Spector considerou jogos de alta expressão os jogos de luta, Dishonored, The Sims, Fallout, e Deux Ex: Human Revolution. Mas, segundo ele e no geral, o mundo dos videojogos está a mover-se numa linha onde está a ser comum contar histórias onde o jogador não é um participante activo.

Lê também