Watch Dogs 2 - Comparação PS4 vs Xbox One vs PS4 Pro
O novo jogo da Ubisoft nas três consolas.
Watch Dogs 2 está disponível desde o dia 15 de Novembro, oferecendo um jogo mais colorido e estilizado do que o original. No entanto, existem muitas técnicas empregues para conferir um tom realista ao jogo, e o Digital Foundry comparou as versões PlayStation 4, Xbox One e PlayStation 4 Pro do jogo, para descobrir o tipo de diferenças que podem esperar.
O novo jogo da Ubisoft corre a nativa 1080p na PlayStation 4, enquanto na Xbox One corre a nativa 900p, tornando a imagem ligeiramente mais suave do que na consola da Sony. Nenhuma das versões entrega uma imagem totalmente cristalina, existe mesmo a intenção de apresentar um aspecto geral suavizado, e não há problema nisso, mas a qualidade de imagem podia ser melhor, especialmente porque os jaggies e brilho são comuns. O culpado parece ser a técnica anti-aliasing temporal utilizada pela Ubisoft, que acrescenta alguns artefactos e retira alguma nitidez à imagem.
Em termos de performance, o alvo são os 30fps com v-sync adaptável, o que significa que o jogo introduz screen-tearing quando não consegue alcançar o alvo. As duas versões aguentam-se bem, e somente em cenas de acção mais intensas ou movimentadas é que vemos a Xbox One a ceder alguns fotogramas, enquanto na PS4 se mantém mais estável. Existindo poucas diferenças entre as duas.
Na PlayStation 4 Pro, a Ubisoft utilizou a técnica checkboard para converter a imagem para 1800p, independente se optaste por 1080p ou 4K nas definições da consola. Para os jogadores numa TV a 1080p, o jogo converte a imagem através de supersampling para 1080p, e cria uma qualidade geral de imagem mais nítida e agradável, graças à anti-aliasing melhorada. Ficamos com uma imagem 1080p cristalina, acompanhada com um nível decente de AA.
No entanto, ao correr Watch Dogs 2 na Pro, a performance fica pior. Além de maior nível de screen-tearing, temos quedas maiores no rácio de fotogramas, que tornam a experiência inconsistente, e isso é sentido pelo jogador. Isto nem devia acontecer, mas a verdade é que em termos de performance, o jogo corre com menor grau de suavidade na Pro.