Vendas iniciais de Watch Dogs 2 muito abaixo das de Watch Dogs 1
A diferença é incrível.
Após a notícia que Watch Dogs 2 não ficou em primeiro lugar no Reino Unido, os nossos colegas do Eurogamer em Inglaterra indicam agora que as vendas da sequela no seu lançamento ficaram muito, mas mesmo muito, aquém das de Watch Dogs 1.
Apesar da Chart-Track não publicar números específicos, é possível constatar a prestação mais fraca de Watch Dogs 2 no lançamento ao olhar para as indicações sobre os outros jogos. Watch Dogs 2 estreou-se em segundo lugar, atrás de Call of Duty: Infinite Warfare que na sua terceira semana nas lojas, continua a manter o primeiro lugar no Reino Unido.
As vendas de Infinite Warfare caíram 46% em relação à semana anterior, o que de acordo com dados que escaparam para a internet, significa que vendeu perto de 80,000 unidades nesta última semana. Uma vez que a Chart-Track disse que Watch Dogs 2 ficou mesmo muito perto do jogo da Activision, e que por muito pouco não conseguiu o primeiro lugar.
Isto significa que Watch Dogs 2 vendeu menos de 80,000 unidades, o que desde logo marca uma grande diferença em relação ao Watch Dogs 1, que vendeu umas sensacionais 380,000 unidades no lançamento. Depois da controvérsia em torno da Ubisoft e desta sua propriedade intelectual, seria de esperar uma queda, mas nunca tão significativa.
Apesar das vendas digitais estarem em crescimento, algo que a Chart-Track ainda não contabiliza, é difícil acreditar que possam representar um valor tão alto quanto 300,000 unidades.
Watch Dogs 1 foi promovido com toda a força pela Ubisoft ao longo de dois anos, sendo apresentado como um dos primeiros "verdadeiros" jogos de nova geração, mas a controvérsia na qual se envolveu não lhe fez nada de bom. Watch Dogs 2 não beneficiou com o mesmo esforço promocional, e isso poderá ter afectado a sua prestação, apesar de análises como a nossa, onde Watch Dogs 2 é referido como um jogo muito mais divertido e apelativo do que o anterior.
Nestas últimas semanas, várias sequelas de alto perfil não conseguiram alcançar as prestações altas dos seus predecessores. Dishonored 2 e Titanfall 2 são dois nomes ao qual iremos juntar Watch Dogs 2, e até Call of Duty: Infinite Warfare poderá entrar na lista, pois não vendeu tão bem quanto Black Ops 3.
Esta tendência começa a tornar-se preocupante e as explicações podem ser variadas: desde o aumento nas vendas digitais, o rácio de lançamentos AAA num espaço de tempo tão curto, ou até os preços elevados de certos AAA que fazem as pessoas esperar pelas inevitáveis promoções.