Wii criou uma barreira entre core e casual
Miyamoto culpa a falta do HD na consola.
Shigeru Miyamoto culpou o facto da Nintendo ter passado a imagem de criadora de jogos casuais pelo facto da Nintendo Wii original não suportar jogos em alta definição.
Ao mesmo tempo o presidente da companhia, Satoru Iwata, reconheceu que 86 milhões de consolas vendidas não foram capazes de atender às capacidades de cada jogador, no entanto a companhia vai tentar resolver isso com o lançamento da Wii U.
Os comentários surgiram durante o último episódio do artigo Iwata Asks.
Miyamoto disse que, "Uma das principais razões pela qual existem hoje em dia o casual e o core vai para o facto de não termos decidido adoptar o HD na consola Wii.
"Tenho a certeza que toda a gente concorda que tentámos afincadamente irmos para um público mais vasto," acrescentou Iwata. "Mas mesmo que trabalhássemos agressivamente para aprofundarmos certas áreas, a impressão geral do público de que a Nintendo era casual começou a crescer à medida que o tempo passava."
Com a Wii U ambos esperam que a barreira entre o casual e o core desvaneça.
"Penso que é uma oportunidade para aqueles jogos que eram considerados core até à data, evoluam para algo com uma estrutura ainda mais interessante," disse Miyamoto.
"O debate core vs. casual parece algo que nunca terá um fim à vista, mas com a Wii U, penso que isso tudo poderá mudar."
"Se formos capazes de ultrapassar essas barreiras psicológicas com a Wii U, penso que conseguiremos levar o nosso objectivo de expandir a população de jogadores para um novo patamar."