Passar para o conteúdo principal

Wii U GamePad nasceu de uma ideia muito anterior ao Ipad

Satoru Iwata refuta interesse da Nintendo em copiar tablet da Apple.

Desde que anunciou a Wii U que a Nintendo tem feito esforços para salientar que o GamePad não é um tablet. Reggie Fils-Aime já o disse por várias vezes no ano passado, que o GamePad não é um novo tablet. Com o ecrã de TV e com o seu comando exclusivo, a Wii U proporciona aquilo que a empresa apelida de jogabilidade assimétrica, uma experiência de jogo que se desenvolve em dois ecrãs distintos.

Embora a consola Wii U e o seu comando com ecrã táctil de 6.2 polegadas tenham sido lançados anos depois do Ipad da Apple, o presidente da Nintendo Satoru Iwata respondeu às acusações de que a sua companhia estava a copiar outros modelos.

Começou por referir que a Nintendo trabalhou no conceito da Wii U antes do lançamento e popularidade dos tablets.

"Nós começamos a falar sobre como seria boa ideia ter um segundo ecrã em 2008. Nós tivemos em conta outras opções, mas no fim, esta ideia foi a que nos transmitiu mais lógica.

Essencialmente, a Wii U é como uma gigante Nintendo DS, que é o nome Nintendo "dual-screen" - com ecrã sujeito ao toque - e que foi lançada em 2004.

"Em 2009, justamente quando começamos a levar por diante esta ideia, estavamos seguros do seu percurso, quando o Ipad veio ao mundo. Dois anos e meio após a sua estreia, quando nós estávamos a anunciar a Wii U, foi então que se deu o boom dos tablets e a reacção foi: a Nintendo adicionou um tablet à consola, e não haverá revolução desta vez. Mas há muito tempo que seguimos um caminho."

Lê também