Passar para o conteúdo principal

Wiiware & Nintendo DSiWare Media Summit

Fomos a Londres ver o que se aproxima para estes serviços.

Com mais de um ano de existência (o lançamento do serviço ocorreu em Maio do ano passado na Europa) o Wiiware tem crescido exponencialmente, algo que é justificado pela crescente quantidade e qualidade dos títulos disponibilizados. Paralelamente, o Nintendo DSiWare apresenta o mesmo conceito para a portátil, distribuição digital de jogos exclusivos ao serviço.

Ciente do potencial deste modelo de vendas, a Nintendo organizou em Londres a WiiWare & Nintendo DSiWare Media Summit; composta por jogos que cobrem todas as faixas etárias e vários géneros. Evento ao qual nos deslocámos a convite da Nintendo Portugal.

Num ambiente bastante descontraído, aliás como costuma ser habitual nos mais recentes eventos da marca, vários jogos e personalidades da indústria marcaram presença. Nomes como Kenji Eno (mais conhecido pelos jogos D!), Dave Grossman (TellTale Games) ou Laurent Fischer, director senior de marketing da Nintendo Europa. Este último repetidas vezes sublinhou a importância renovada que a Nintendo pretende dar a estes serviços, agora e no futuro.

Nem tudo foram jogos.

Sem hesitações, Fischer é claro ao designar o intuito da companhia que o emprega neste campo. Respondendo à questão que lhe coloquei acerca do assunto, realça que tanto o Wiiware como o DSiware actuam como canais complementares ao retalho.

Para ele a distribuição digital de todos os jogos nunca virá a ser uma realidade e estes serviços – além de trazerem um óbvio benefício para os jogadores pela facilidade com que disponibilizam conteúdos – vêm dar espaço a conceitos e projectos que não poderiam vingar face à concorrência do mercado generalista ou a companhias que simplesmente não detêm recursos para apostar no retalho.

Não é portanto difícil compreender a importância estratégica da introdução do Ambassador Program, que consiste em recompensar quem ajuda outra pessoa a ligar a sua Wii ou DS à Internet.

A partir de Outubro, o ajudante – embaixador – recebe quinhentos pontos e o ajudado recebe outros quinhentos. Além disto, se um embaixador chegar a dez pessoas ajudadas pode fazer o download de todos os jogos Nintendo para a NES na Virtual Console, além do bónus acumulado de cinco mil pontos. Ao chegar ao número máximo de vinte pessoas ajudadas, além dos dez mil pontos oferecidos, o embaixador tem direito a fazer o download de todos os jogos NES, SNES e N64 (first-party e third-party) da Virtual Console. Um prémio bastante respeitável e um esquema de pirâmide inteligente que deve contribuir muito para aumentar a percentagem de Wiis ligadas à internet.

Face a este panorama geral destacamos a presença da portuguesa Biodroid e do novo jogo de Kenji Eno, You, Me and the Cubes, entre outros jogos. Na secção “jogos relacionados com este artigo” podem encontrar imagens e vídeos de todos os jogos presentes no evento.