Passar para o conteúdo principal

Xbox apresenta descida nas receitas das consolas

Mas a venda de jogos e serviços disparam.

A Microsoft apresentou o seu mais recente relatório financeiro, revelando que as receitas geradas pela venda de consolas desceu, em comparação com o mesmo período do ano passado, mas a venda de videojogos e os serviços apresentados dispararam.

A companhia apresentou receitas GAAP de $24.1 mil milhões, e de $26.1 mil milhões não GAAP, registando um lucro operativo de $6.2 mil milhões GAAP, e $8.2 mil milhões não GAAP. Nestes últimos meses do actual ano fiscal, a divisão de videojogos da Microsoft registou $3,595 milhões, o dobro do que foi alcançado nos primeiros meses do actual ano fiscal.

Apesar das receitas geradas pelo sector dos videojogos ter descido 3% em relação ao ano anterior, devido à descida das receitas da venda de consolas, seja pela redução dos preços ou pelo menor número de vendas, o número de utilizadores Xbox Live activos foi de 55 milhões, um aumento sobre os 47 milhões registados no início deste ano fiscal.

Isto significa um aumento de 15% em relação ao ano anterior, e um novo recorde para as plataformas Xbox, Windows 10 e mobile da Microsoft.

Apesar das receitas geradas pela venda de consolas ter descido, a forte performance da venda de videojogos e dos diversos serviços apresentados nas suas plataformas gerou um aumento de 18%, graças às vendas digitais que ultrapassaram o marca de mil milhões de dólares. A Microsoft diz que o forte alinhamento de jogos e a o aumento da distribuição digital foram dois factores muito importantes.

Convém relembrar que a descida nas receitas das vendas de consolas não está forçosamente ligado à Xbox One, uma vez que as vendas da Xbox 360 têm registado um continuado declínio.

Lê também