Passar para o conteúdo principal

Xbox criticada após falha nos servidores no fim de semana

Jogadores sem acesso a jogos e aplicações.

Há dias, uma falha nos servidores da Xbox impossibilitou os utilizadores de poderem comprar jogos, jogar jogos instalados na sua consola ou até mesmo iniciar sessões de Cloud Gaming.

Este panorama impediu também os utilizadores de abrirem aplicações como Disney+ e Netflix, o que os levou a criticar as falhas dos sevidores e o DRM online.

Uma dessas vozes críticas é Parris Lilly, streamer e apresentador da Xbox, que pediu maior transparência por parte da Microsoft sobre como funcionam as suas políticas de gestão de direitos digitais (DRM).

"As falhas na Xbox deixaram claro que algo precisa de mudar com a sua política de DRM", escreveu Lilly, "os jogos descarregados na minha consola devem ter uma janela para estar offline e jogáveis sem fazer check-in. Esperemos que haja uma clarificação e solução para evitar este problema novamente."

"Gostaria de ver um post do Xbox Wire a informar como o offline funciona nas consolas Xbox", disse Lilly numa mensagem posterior, "incluindo o que fazer durante uma interrupção no serviço, todas as lições aprendidas com esta interrupção de fim de semana e quaisquer possíveis mudanças como resultado."

Por sua vez, Jez Corden (editor do Windows Central), revela que estas falhas podem ter origem no facto de algumas editoras quererem verificações de DRM mesmo em jogos offline.

Uma outra conta do Twitter denominada Does It Play? sugeriu que este era um problema específico da Xbox e que não se encontra noutras consolas.

Também foste afetado por estas falhas da Xbox?

Lê também