Passar para o conteúdo principal

Xbox diz que Sony lidera com mais de 150 milhões de consolas vendidas, comparado com as suas 63 milhões

Diz que a Sony aumentou preços sem se preocupar com a liderança.

A autoridade da concorrência no Reino Unido, a CMA, está a investigar o negócio entre a Microsoft e a Activision Blizzard, focada principalmente no possível impacto sobre concorrência e diversas outras editoras na venda de jogos, consolas, serviços e até no streaming.

A CMA receia que a PlayStation e outras companhias com serviços fiquem demasiado prejudicadas com a exclusividade do conteúdo Activision Blizzard nos serviços da Microsoft. Segundo avança o Games Industry, até a Google, Amazon e Nvidia podem sair prejudicadas no streaming com este poderoso reforço do Game Pass da Microsoft.

"Existe a possibilidade realista de um substancial decréscimo na concorrência nas consolas de jogos, serviços de subscrição e serviços na nuvem," diz a autoridade do Reino Unido.

Ter total controlo "deste poderoso catálogo, especialmente perante a já forte posição da Microsoft nas consolas de jogos, sistemas operativos e estrutura na nuvem, poderá resultar na Microsoft a prejudicar os consumidores ao afetar a capacidade de concorrência da Sony, a mais próxima rival da Microsoft e possíveis novos participantes que podiam trazer competição saudável através de serviços inovadores e na nuvem."

A CMA diz mesmo que sem o negócio seguir em frente, a Activision Blizzard poderá ser forçada a colocar os seus jogos em vários serviços, o que aumentaria a competitividade e asseguraria que todos os consumidores continuam a ter acesso aos títulos.

A Microsoft responde que são teorias sem qualquer suporte e não chegam para justificar uma nova fase da investigação. Mais do que isso, a PlayStation lidera com mais de 150 milhões de consolas vendidas, comparado com os 63.7 milhões de consolas Xbox vendidas, considerando-a como líder que não se preocupou em perder quota de mercado ao aumentar o preço da consola e dos jogos.

A companhia diz ainda que mesmo se todos os jogadores Call of Duty mudassem da PlayStation para a Xbox, a Sony permaneceria a líder e por uma grande diferença. "Apesar da Sony não desejar maior competição, tem a capacidade para se adaptar e competir. Os jogadores vão beneficiar com este aumento na competição e escolha."

A CMA teme ainda que isto poderá forçar a Sony a aceitar o Game Pass nas suas consolas e a exclusividade dos jogos Activision Blizzard no serviço da Microsoft, no que diz respeito aos serviços, seria prejudicial para a capacidade de concorrência de outros serviços.

Lê também