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Xbox em 2023 - O melhor ano de sempre?

É impossível não ficar em êxtase com o que vem aí.

É impossível olhar para o atual ano de 2023 e não sentir que a Microsoft Gaming está na iminência de desfrutar do seu melhor ano de sempre. Com a compra da Activision Blizzard a ficar concluída, a chegada dos primeiros frutos da aquisição da Bethesda Game Studios, fortes títulos da Xbox Game Studios, e imensas estreias third-party no Game Pass já asseguradas, este promete ser um ano colossal para a companhia.

Starfield é o grande nome para 2023. Existem mais claro, mas este é o jogo que poderá ofuscar todos os outros e figurar como um marco na indústria. Mais do que tornar-se num incentivo à subscrição Game Pass, poderá tornar-se no "Elden Ring de 2023", o jogo que todos querem jogar e do qual todos falam.

Por enquanto, não existem conversas sobre revisões das consolas Xbox Series, novos modelos mais poderosos, pois quase toda a conversa da companhia está focada em assegurar a conclusão da compra da Activision Blizzard. É uma questão de meses. Após esse momento terás simplesmente de assistir a uma nova era para a Microsoft Gaming e o Game Pass.

A Microsoft já demonstrou que não poupará dinheiro para reforçar a sua posição na indústria dos videojogos e as compras vão continuar. Por enquanto, ainda não sabemos quem será a próxima aquisição, mas a companhia mostrou a capacidade para surpreender, focada na qualidade e expansão da diversidade da qualidade no catálogo Game Pass.


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O poder dos Xbox Game Studios

Após Halo Infinite, Forza Horizon 5, Grounded e Pentiment, os Xbox Game Studios estão posicionados para um fenomenal ano de 2023, especialmente porque a Microsoft contará finalmente com os primeiros frutos resultantes da compra da Bethesda. A compra, anunciada em 2020, começará a ter os primeiros grandes efeitos três anos depois e de que maneira.

Starfield é um dos jogos mais empolgantes de todos os tempos, um jogo de proporções galáticas e com a capacidade para mudar para sempre os videojogos. É um jogo aguardado com enorme entusiasmo devido às possibilidades do gameplay galático que está em desenvolvimento e se pensarmos no impacto de títulos como Skyrim ou Fallout 4, é impossível não ficar a pensar no que Starfield poderá representar para os videojogos.

Além de Starfield, a Microsoft Gaming contará com Redfall da Bethesda, outro título de grande nível pois é desenvolvido pelo estúdio que nos trouxe Dishonored e Deathloop. Pensado para combinar a metodologia Arkane com conceitos multijogador, Redfall poderá ser até o melhor exemplo das ambições da Microsoft Gaming para a indústria dos videojogos, talvez mais do que Starfield.

Starfield é uma mega colosso, destinado à grandeza, um jogo com um perfil na escala de Skyrim e Fallout 4, enquanto Redfall poderá conjugar qualidade com popularidade e alcance, muito fora das possibilidades de Dishonored, Prey ou Deathloop. Como sabemos, os jogos da Arkane recebem a aclamação da crítica, mas isso não se traduz em vendas e Redfall poderá mostrar o estúdio livre dessa pressão graças ao Game Pass.

Resta ainda falar de Forza MotorSport, o novo jogo da Turn 10 e mais do que confirmado para 2023. Está posicionado para se tornar num dos grandes jogos do ano e um dos melhores jogos desta geração, com uma qualidade gráfica de referência e um futuro marco para a indústria. Imaginar a postura e abordagem deste premiado estúdio conciliado com o poder das Xbox Series e das tecnologias da Microsoft é simplesmente delicioso.

Há muito mais para falar, como Hellblade 2, Everwild, Contraband, Avowed, Fable, Perfect Dark e até gostaríamos de mencionar Killer Instinct ou Indiana Jones, mas preferimos ficar pelos nomes confirmados. Terás notícias de Hellblade 2 em 2023, mas o sonho de o ter já este ano não é concreto.


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O efeito Game Pass

O Game Pass tornou-se na face do negócio levado a cabo pela Microsoft Gaming e a sua presença numa crescente diversididade de dispositivos é um forte indício dos objetivos da companhia a médio e longo prazo. Perante isto, não podemos deixar de mencionar as várias estreias third-party já confirmadas para o Game Pass. São vários os nomes sonantes.

Quem navega nos mares da Xbox é direcionado pelos ecrãs de néon para o Game Pass e as estreias frequentes figuram como um dos grandes atrativos do serviço. Os grandes nomes começam a chegar já em janeiro e sem falar na inclusão direta de jogos Xbox Game Studios, temos outros títulos como Persona 3 Portable, Persona 4 Golden e Monster Hunter Rise.

Em fevereiro, terás Atomic Heart, o próximo grande candidato ao efeito gerado em torno de High on Life e um jogo altamente promissor, enquanto março também já conta com grandes nomes. Wo Long: Fallen Destiny da Team Ninja não é Nioh 3, mas quase podia ser. É um jogo de ação masoquista e pensado para os jogadores mais dedicados. Nesse mesmo mês, Ghostwire: Tokyo da TangoGameworks, liderada pelo criador de Resident Evil, também ficará disponível e merece todo o teu carinho.

O Game Pass em 2023 também terá S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chernobyl, Planet of Lana, Lies of P e ARK 2, fortes amostras de como a Microsoft Gaming não poupa esforços para angariar apoiantes e aumentar o apelo do serviço. Estreias diretas que, mesmo quando não são exclusivos da plataforma, servem para aumentar o apelo em torno das suas consolas e do serviço, para lá do seu fiel cliente que já está mais do que garantido na sua plataforma.


A compra da Activision Blizzard

Não podemos falar de 2023 para a Microsoft Gaming sem mencionar a compra da Activision Blizzard King e o que isso significará para o ecossistema da companhia nos videojogos. Mais do que assegurar uma grande quantidade de estúdios a trabalhar em novas propriedades exclusivas, a Microsoft assegura a chegada de grandes séries ao seu serviço Game Pass.

Num momento em que os rumores avançam que não teremos um novo Call of Duty no final do ano, substituído por uma expansão para Modern Warfare 2, a chegada do jogo ao Game Pass e o acesso aos novos conteúdos para os subscritores do serviço seria um grande trunfo para o Natal de 2023. Ainda falta muito tempo até lá, mas é impossível não pensar no impacto que isso terá para o Natal da Xbox este ano.

Imaginar Diablo 4 no Game Pass também é um destaque, mas Call of Duty é um colosso que está numa posição sem rival e poderá tornar-se num dos mais marcantes momentos no trajecto da Microsoft Gaming em 2023.

Ao longo dos últimos meses, muito se tem falado das investigações em curso e das preocupações de companhias como a Sony sobre este futuro no qual a Microsoft será dona das famosas séries da Activision Blizzard. As discussões sobre benefícios para o consumidor e toda a indústria são defendidos por figuras como Phil Spencer enquanto outras como Jim Ryan criticam a forma como a Microsoft procura conquistar quota de mercado na indústria. As investigações em curso e o processo legal avançado pela FTC nos Estados Unidos estão a dificultar a vida da Microsoft, mas parece ser uma questão de tempo até o negócio ficar concluído e aprovado.

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