Xbox em 2024 - 2023 foi bom, mas o ano novo é mais empolgante
Imensos projetos para estarmos atentos.
Em 2023, a Microsoft Gaming lançou Hi-Fi Rush, Forza Motorsport, Starfield, Minecraft Legends, e Age of Empires IV como jogos totalmente novos, jogos em diversos géneros e que mostram a dedicação da companhia em tornar o Game Pass num serviço que permite aceder às mais variadas experiências num crescente conjunto de dispositivos, até mesmo fora de casa.
Para 2024, já existem diversos nomes confirmados capazes de nos deixar ansiosos com o que a Microsoft Gaming pretende fazer no ano novo. Existem nomes sonantes há muito esperados, existem nomes incertos que estamos desejosos de ver o mais rápido possível (sem sacrificar a qualidade, apenas esperamos que sejam surpresas), e existem promissores títulos de parcerias que está a apoiar.
Se 2023 já deu imenso que falar e despertou um fervoroso entusiasmo entre os fãs da marca, o ano 2024 promete ser ainda superior e mesmo sem um nome tão impactante quanto Starfield da Bethesda Game Studios, acredito que os próximos 12 meses trarão maior diversão e até qualidade para o nome Xbox Game Studios.
Isso será alcançado com jogos desenvolvidos pelos estúdios internos, com a ajuda de parceiras de todos os tamanhos, desde consagradas casas de desenvolvimento, novos estúdios formados por veteranos que procuram explorar as suas próprias ideias, e claro, as pequenas equipas espalhadas um pouco por todo o planeta que desejam partilhar o seu talento artístico com o mundo.
Eis um olhar inicial à Xbox em 2024:
Xbox Game Studios em 2024
- Avowed (Obsidian Entertainment)
- Senua's Saga: Hellblade II (Ninja Theory)
- Fallout 4 Remaster (Bethesda Game Studios)
- Call of Duty 2024 (Activision Blizzard)
Após Starfield, a Microsoft Gaming está na iminência de te colocar perante mais um ambicioso RPG, e tendo em conta que Avowed parece mostrar a Obsidian a criar o seu The Elder Scrolls, é impossível não ficar empolgado com o potencial deste jogo. O novo Call of Duty será lançado como um título Microsoft Gaming, Hellblade 2 promete chegar como uma referência gráfica de forte envolvimento cinematográfico, mas é o perfume de Avowed que nos deixa prontos para saltar da cadeira.
Nos últimos anos, a Obsidian criou jogos como Pillars of Eternity II: Deadfire, The Outer Worlds, Grounded e Pentiment, jogos que mostram o seu talento e capacidade para ir além do previsível, para se tornar conhecida como uma produtora talentosa que não está presa ao desígnio de "produtora de Fallout: New Vegas".
Este RPG de ação e fantasia na primeira pessoa tem o potencial para se tornar em tudo aquilo que Starfield não conseguiu, um jogo imediatamente divertido e aclamado com consenso geral, afinal de contas, estamos a falar da Obsidian. Ao lado de Hellblade 2, já seriam suficientes para pintar de entusiasmo o 2024 da Xbox, mas há muito mais a caminho.
Exclusivos desenvolvidos por parceiras ou em colaboração
- Ara: History Untold (Oxide Games)
- Microsoft Flight Simulator 2024 (Asobo Studio)
- Towerborne (Stoic Studio)
- Dungeons of Hinterberg (Microbird Games)
A Microsoft já anunciou diversos jogos, estreias Game Pass, desenvolvidos por parcerias, no caso do projeto Asobo Studio, é mais uma colaboração na série Microsoft Flight Simulator, para manter a sua filosofia de tornar a diversidade num dos maiores requintes do seu serviço. Sejam projetos de veteranos ou recentes estúdios indies, terás um pouco de tudo da Xbox em 2024.
Ara e o novo MFS são exemplos do quão dedicada permanece a companhia a géneros específicos, mesmo que estejam limitados no seu alcance, fora do radar mainstream, enquanto Towerborne e Dungeons of Hinterberg envergam o potencial para se tornarem em algo especial. No caso deste segundo nome, é mais um exemplo do papel dos indies para injetar irreverência e diversidade numa indústria cujo risco financeiro força as maiores produções a jogar pelo seguro ou afinar o design para abranger o mais amplo tipo de jogadores.
Towerborne, do talento que te trouxe Banner Saga, é um jogo de ação e aventura cooperativa que parece transportar para a era moderna a diversão dos brawlers de deslocação lateral, tão populares noutras gerações. É um jogo absolutamente lindo e com uma premissa altamente empolgante, com um charme difícil de resistir e com o potencial para se tornar num dos jogos mais falados de 2024.
Possíveis surpresas Xbox Game Studios
- Clockwork Revolution (inXile Entertainment)
- Contraband (Avalanche Studios Group)
- South of Midnight (Compulsion Games)
Estes três nomes não estão confirmados para 2024, mas são possíveis surpresas que vão deixar a comunidade em alvoroço. Existe uma quantidade impressionante de títulos atualmente em desenvolvimento na Xbox Game Studios, desde Perfect Dark, Fable, The Outer Worlds 2 e Indiana Jones (sem mencionar um inevitável novo DOOM, por exemplo), mas estes três são alguns dos mais fortes candidatos a lançamento surpresa.
Falo de anúncios no mesmo tom aplicado a Hi-Fi Rush, lançado sem promoção, sem qualquer informação, mas que se tornaram em bastiões Xbox Game Studios, exemplo do que a companhia pode fazer com o Game Pass. Jogos surpresa que colocam a internet a falar da Xbox Game Studios com boa exposição, que despertam mais olhares para o serviço e capazes de motivar mais pessoas a expandir a sua perceção da indústria dos videojogos.
Destes três nomes, South of Midnight da Compulsion Games parece ser o mais provável a chegar de surpresa em 2024, um jogo de ação e aventura na terceira pessoa que te leva para um ambiente inspirado no folclore no sul dos Estados Unidos.
No entanto, a Microsoft Gaming está numa posição que lhe permite aproveitar o Game Pass para lançar jogos em Acesso Antecipado e qualquer um destes projetos poderá ser usado para testar essa possibilidade, especialmente Clockwork Revolution, action RPG steampunk que poderá usar a própria comunidade para feedback.
Talvez a surpresa de 2024 seja efetivamente uma surpresa, recriando na totalidade o efeito Hi-Fi Rush, mas a companhia já tem fortes nomes que pode associar a essa iniciativa.