Passar para o conteúdo principal

Xbox mostra apoio à Epic Games contra a Apple

Phil Spencer partilha mensagem.

Phil Spencer, patrão da divisão Xbox, partilhou uma mensagem de apoio escrita pela Microsoft e enviada para o tribunal da Califórnia para apoiar a Epic Games no seu caso contra a Apple.

Enquanto o tribunal decide se a Epic tem razão nos seus motivos para romper com as políticas da Apple para a sua loja digital iOS, a Microsoft decidiu enviar uma mensagem na qual relata a importância da Epic Games e do seu acesso às ferramentas de desenvolvimento iOS para uma comunidade global de programadores, especialmente devido ao contributo do seu Unreal Engine.

Recentemente, a própria Microsoft encontrou obstáculos nas políticas da Apple e deixou incerto o futuro do xCloud nos dispositivos com a maçã, mas na mensagem assinada por Kevin Gammill, Gestor Geral da Experiência dos Programadores de Videojogos, a Microsoft fala no impacto que bloquear o apoio ao Unreal Engine no iOS terá para muitas outras companhias.

A Microsoft diz que o Unreal Engine da Epic Games é uma tecnologia vital para numerosos criadores e para a própria Microsoft, pedindo ao tribunal da Califórnia para concordar com o pedido da Epic Games e evitar que a Apple remova o acesso às ferramentas de desenvolvimento.

"Negar à Epic o acesso às SDK da Apple e outras ferramentas de desenvolvimento impedirá a Epic de apoio o Unreal Engine para iOS e macOS, o que colocará o Unreal Engine e todo os criadores que construíram e estão a construir e podem vir a construir jogos nele numa desvantagem substancial," diz a Microsoft.

Gammill diz mesmo que se a Epic for impedida de apoiar o Unreal Engine para iOS, a Microsoft poderá ser forçada a abandonar o sistema e muitas outras companhias poderão pensar no mesmo.

Além disso, a Microsoft relembra que jogos já existentes na App Store desenvolvidos com o UE poderão deixar de receber actualizações e correcções, o que representará num impacto negativo para todos os clientes.

A Microsoft usa o Unreal Engine da Epic em diversos dos seus jogos e esta decisão da Apple poderá ter implicações para as apps que cria nos dispositivos mobile, nomeadamente no sistema operativo iOS.

Lê também