Xbox não se envolveu no desenvolvimento de Redfall, assegura fonte não oficial
Foi a ZeniMax a tomar todas as decisões.
Redfall foi apresentado como o mais ambicioso projeto da Arkane Studios, conhecida por Dishonored e Deathloop, mas o lançamento do título da Bethesda Game Studios está a gerar imensa polémica com inúmeras críticas à sua qualidade por parte da imprensa e jogadores.
Muitas vozes decidiram criticar a Xbox pelo estado de Redfall no lançamento, mas de acordo com uma fonte não oficial, a Microsoft não esteve envolvida no desenvolvimento do jogo, e nem sequer tomou as importantes decisões relacionadas com o projeto.
Jez Corden do Windows Central assegura que a Xbox não esteve envolvida no desenvolvimento de Redfall e se estás a questionar o controlo de qualidade da Microsoft devido a este jogo, terás de apontar a tua mira para a Bethesda. Corden diz que ainda não consegue explicar como foi permitido lançar Redfall neste estado, mas assegura que a culpa não é da Microsoft.
A ZeniMax continua a operar de forma independente e este jogo não foi da responsabilidade da Xbox Game Studios. Uma vez que a ZeniMax opera como uma entidade separada, Corden assegura que Phil Spencer e Matt Booty não podem ser culpados pelo estado de Redfall pois não era a sua responsabilidade supervisionar este lançamento.
Além disso, Corden diz ter sido informado por várias fontes que Spencer não podia recusar adiar Redfall pois essa decisão não lhe passou pelas mãos e se alguém tem culpa por este lançamento, é a ZeniMax.