Xbox One chega a Portugal para a semana
A Microsoft junta-se à Sony e Nintendo na nova geração, e visa os consumidores com argumentos de peso.
No próximo dia 5 de Setembro (sexta-feira) a Microsoft vai lançar em Portugal a Xbox One, sucessora da Xbox 360. O lançamento é quase coincidente com a estreia no Japão, agendada para 24 horas antes, o que para a Microsoft constitui uma série de intervenções pelo globo. É um lançamento que se opera quase um ano depois do lançamento mundial nos principais mercados. A Xbox One já existe na nossa vizinha Espanha desde Novembro do ano passado, pelo que para eles será um fim de semana como qualquer outro, salvo no que toca aos novos lançamentos. No entanto e para nós, este é um momento decisivo na história dos videojogos. Pela primeira vez, Microsoft, Sony e Nintendo vão estar juntas no mesmo mercado com a nova geração, competindo novamente pelo domínio e preferência dos jogadores.
É natural que ao sair com praticamente um ano de atraso relativamente às concorrentes, a Microsoft tenha à sua frente um teste decisivo e uma tarefa árdua no que respeita à implantação de um novo parque de consolas. A Sony Portugal é uma empresa que se pode considerar "querida" pelos portugueses, com tradição, uma história significativa e implementação muito elevadas, e a Nintendo, desde há vários anos, que vem cimentando uma proximidade e atenção que não era tão forte até Nintendo Wii. Com a Xbox 360, a Microsoft assumiu o comando das operações em Portugal mas com a Xbox One, o desafio é mais exigente mas também constituirá uma oportunidade para melhorar a ligação com os consumidores e com os agentes envolvidos.
"Da perspectiva do consumidor, a situação é vantajosa quando há mais oferta e concorrência."
Da perspectiva do consumidor, a situação é vantajosa quando há mais oferta e concorrência. A aposta das marcas nos seus produtos exclusivos e na obtenção de uma base de apoio, tem como efeito um aumento de oferta, e entre jogos exclusivos e multiplataformas de tão diferentes géneros, praticamente todos os utilizadores acabam por encontrar uma plataforma de acordo com as suas preferências. A partir da próxima sexta-feira os três players estarão juntos no mesmo mercado desde o anuncio da Nintendo Wii U, PS4 e Xbox One. Quando voltarmos a este espaço, muitos de vós estarão já na posse das primeiras impressões sobre a Xbox One, sobre a sua fornada de títulos next-gen e sobre como se posicionam os novos jogos comparativamente às produções do sistema anterior.
Desde há várias semanas que estão abertas as pré-reservas para quem queira assegurar uma consola logo no primeiro dia. Em Portugal, a Microsoft vai disponibilizar os seguintes bundles: Xbox One com FIFA 15, One com FIFA 15 e Forza 5 e ainda com o Sunset Overdrive por 399 euros e o Call of Duty Advanced Warfare. Com Kinect, o sensor de movimentos, mais o jogo FIFA 15, o bundle custa 499 euros. Diante de tão grande diversidade de "bundles", assentes em multiplataformas e exclusivos, a Microsoft apela às preferências dos jogadores. Curiosamente, a Sony Portugal, em forma de resposta, abriu pré-reservas do bundle PS4 com o jogo Destiny, por 399 euros até ao dia 21 do próximo mês, uma oferta bastante tentadora e atestadora de como a chegada de novos "players" ao mercado traz vantagens para os jogadores dispostos a abraçar uma nova plataforma.
A Xbox One chega ao nosso mercado com quase um ano de atraso, mas há uma vantagem, ter logo de inicio disponível a lista de jogos lançados noutros países como Forza 5, Titanfall, Ryse: Son of Rome, Killer Instinct, entre outros. A esses títulos acresce uma nova fornada que se estende até ao final do ano e que compreende dois fulcrais exclusivos: Forza Horizon 2 e Sunset Overdrive com lançamentos agendados (respectivamente) para 30 de Setembro e 28 de Outubro. Horizon 2 colmata as insuficiências de Forza 5 e posiciona-se como uma experiência automóvel de indiscutível charme, com imensas transformações e evoluções relativamente ao original. Sunset Overdrive, da Insomniac recupera uma estética e palete de cores dos grandes jogos arcade, ao mesmo tempo que proporciona um conjunto de mecânicas altamente divertidas. Parece no entanto faltar aquele título pujante e viral como Gears of War. Não uma sequela a que o mercado já se afeiçoou mas um jogo capaz de dinamizar as vendas a um nível que o jogo da Epic conseguiu relativamente à Xbox 360.
Todavia, Horizon 2 e Sunset Overdrive, pela exclusividade e enquadramento em diferentes géneros, podem operar um papel decisivo na mudança de perspectiva que tem vindo a ser trabalhada por Phil Spencer. Só o tempo dirá se estes exclusivos, em conjugação com os futuros jogos, como Scalebound, Ori and the Blind Forest e Halo: the Master Chief Collection, permitirão à Microsoft de algum atraso inicial. A Sony encontra-se numa posição bastante confortável no que respeita aos multi-plataformas, mas a corrida é longa e a Nintendo tem em fase final de produção uma série de títulos que seguem a onda de Mario Kart 8 pelo que os próximos meses serão relevantes.
A Xbox One não teve um parto pacífico e isento de adversidades. Desde a saída de Don Matrick e de Steve Ballmer que a necessidade de mudar o trajecto da One se afigurou como essencial. Phil Spencer é o novo timoneiro, disposto a levar aos jogadores o que mais procuram mas também a ouvi-los e perceber as preferências do mercado. Em Portugal, os consumidores vão beneficiar dessa mudança de paradigma e a Microsoft tem aqui uma oportunidade para relançar a sua plataforma e as suas operações num mercado exigente mas atractivo. A concorrência está atenta mas o mercado sai a ganhar quando todos os "players" arriscam pela conquista dos votos dos jogadores, os grandes decisores.