Passar para o conteúdo principal

Xbox One com atualização no primeiro dia

Poder da cloud e Kinect continuam integrados na consola.

A Microsoft chocou ontem positivamente todo o mundo ao anunciar que decidiu mudar a política da Xbox One, deixando de haver uma ligação à Internet obrigatória de 24 em 24 horas e DRM nos jogos, passando estes a funcionar tal como na Xbox 360.

Esta alteração de política tem implicações no que foi anunciado anteriormente pela Microsoft, conforme explicado por Marc Whitten, CPO (chief product officer) da Xbox One, ao IGN.

Em primeiro lugar foi esclarecido que haverá uma atualização à Internet logo no primeiro dia (o plano era este desde o início), ou seja, precisam de ligar a consola à Internet pelo menos uma vez. Só depois é que podem desfrutar da consola em modo offline, sem quaisquer limitações.

A partilha de jogos com a família foi a primeira funcionalidade riscada por Marc Whitten. A necessidade de trocar de disco para jogar um jogo diferente também é agora uma necessidade, a não ser que comprem os jogos em formato digital. Mas continua a existir uma instalação do jogo na consola, só que depois da instalação, o disco terá que permanecer na drive da consola.

O poder da cloud continua a fazer parte da Xbox One. A única diferença é que só poderá usufruir desta funcionalidade quem estiver com a consola ligada à Internet. No fundo, nada mudou. Simplesmente há agora uma escolha a fazer por parte dos utilizadores.

O Kinect permanece integrado na arquitetura da consola e será vendido em conjunto. Desta forma, os produtores poderão tirar partido dele e oferecer uma experiência consistente a todos os utilizadores. Sobre o dispositivo, Whitten acrescentou ainda que "ainda continuamos empenhados na forma como o Kinect transforma a experiência".

Por fim, Whitten comentou que estas alterações na Xbox One estavam a ser consideradas há três ou quatro semanas, desde o período que foi desde a revelação da consola em maio até à E3 na semana passada.

"Tudo desde a reveação da Xbox até à apresentação do grande alinhamento de jogos na E3 foi quando pudemos mostrar a todos a nossa plataforma e receber feedback. Recebemos toneladas de feedback do que as pessoas adoraram. Elas adoraram os jogos, a visão da plataforma, as coisas únicas tornadas possíveis pela arquitetura. Mas também nos disseram que queriam ter escolha nestas áreas. Temos estado a ouvir o feedback, a ler os fóruns, a ler os comentários desde essa altura."

Lê também