Xbox One passa ao lado dos Indies na apresentação
Vários criadores independentes reagem.
Ao contrário da Sony e da Nintendo, a Microsoft tem sido criticada pela sua falta de apoio aos criadores independentes, algo que ficou reforçado pelo seu espaço na apresentação da Xbox One, inexistente.
Uma apresentação centrada na promoção da consola como um centro de entretenimento multimédia com uma forte integração Kinect e alguns jogos de grande orçamento, deixou de lado quaisquer menções a estúdios independentes que tanto foco tem obtido nestes últimos tempos.
As reacções não se fizeram esperar e se a Microsoft avisou que os jogos estariam guardados para a E3, isso não impediu que muitos criadores indies demonstrassem a sua opinião.
"Penso que é interessante a Microsoft estar a afastar a Xbox dos jogos como centro de negócio, mas foi meio estranho ver este evento. Vimos alguns criadores indie no vídeo de abertura, portanto existe obviamente uma estratégia indie algures, mas penso que não sabemos nada sobre a Xbox One e jogos - ainda precisam de mostrar os seus trunfos na E3," escreveu Rami Ismail do Vlambeer.
"Como indie e programador a revelação da Xbox One não me disse realmente nada," disse Philip Tibitoski do Young Horses. "Esta revelação foi para uma audiência diferente e estou interessado para ver do que vão falar na E3 quando estiverem prontos para falar de jogos."
"Vou esperar para saber mais sobre o Xbox Live, distribuição digital, mercado de jogos, e onde se encaixam os indies. Não penso que houve uma mensagem aqui para os programadores indie, mas também não leio algo nefário nisso. A apresentação simplesmente foi dirigida para um aspecto diferente do 'entretenimento na sala de estar'," partilhou Ben Kane do Going Loud Studios.
Phil Fish, do Polytron, comentou que, "Que enorme monte de treta que foi! Só ruído! Falaram durante uma hora e basicamente não disseram nada. O que significa 'always ready'?"
"Não houve nada de relevante para mim naquele evento. Nada sobre distribuição digital ou indies. Nada mesmo."