Passar para o conteúdo principal

Xbox One: Ainda existem pessoas a usar o Kinect

O dispositivo não morreu.

No início da Xbox One, o Kinect era um acessório obrigatório, tanto é que vinha incluído com a consola. Mas mais tarde, a Microsoft acabou por tornar o dispositivo opcional, numa jogada para tornar o preço da consola mais competitivo.

Com esta mudança, o dispositivo foi perdendo aos poucos a atenção da Microsoft, mas se pensavam que o Kinect está morto e enterrado, estão enganados. A Microsoft afirma que a maioria das pessoas que tem o Kinect continuam a usá-lo.

Sem entrar em números, Mike Nichols, chefe de marketing da Xbox, disse ao Polygon que "as pessoas com o Kinect ainda constituem uma porção considerável, e as pessoas que o usam fazem-no frequentemente. Menos para os jogos, mas mais para login biométrico e na interface de utilizador."

Como existem pessoas com o Kinect e outras sem, a Microsoft tem um mãos um problema de fragmentação, o que vai reflectir-se na próxima atualização, a partir da qual deixará de haver suporte para os controlos por gestos nos menus, isto porque era uma funcionalidade pouco usada.

Mas isto não significa que a Microsoft vai abandonar o dispositivo. Nichols diz que os re-designs da interface estão a ser feitos para "uma boa parte das pessoas que têm o Kinect e o usam, e também para aqueles novos clientes que decidiram comprar uma Xbox One sem o Kinect."

Uma funcionalidade já garantida no futuro para o Kinect é a integração com a Cortana, a IA oriunda de Halo, que vos deixará realizar procuras por texto ou por voz.

Vocês têm o Kinect na Xbox One? Ainda o usam?

Lê também