Xbox poderá não ter jogos exclusivos no futuro
Por questões financeiras e estratégicas.
As produções mais recentes mostram que a estratégia da Microsoft para a exclusividade na Xbox está a ser transformada, de modo a concentrar-se na maximização do alcance e das receitas em todas as plataformas. Nos The Game Awards 2024, foi revelado que The Outer Worlds 2, da Obsidian Entertainment, que será lançado na Xbox, PC e PlayStation 5 em simultâneo, pondo em causa a ideia tradicional de títulos exclusivos para a Xbox.
Esta opção enquadra-se na estratégia geral da Microsoft de avaliar a distribuição de jogos caso a caso, em vez de aderir a políticas de exclusividade rigorosas.
Jez Corden, do Windows Central, sugeriu que os verdadeiros exclusivos da Xbox podem tornar-se raros com a evolução dos planos da Microsoft. Referiu que mesmo jogos de grande visibilidade como Fable, embora atualmente apenas para a Xbox, poderão eventualmente expandir-se para outras plataformas com base em questões financeiras e estratégicas. Esta mudança revela o foco da Microsoft na sustentabilidade e no crescimento, em especial porque pretende integrar os jogos de forma mais integrada nas consolas, PCs e serviços na nuvem.
Internamente, o "Project Latitude" da Microsoft promove alegadamente uma estratégia multiplataformas, dando prioridade aos lucros e à expansão da audiência em detrimento da exclusividade das plataformas. Embora esta estratégia possa melhorar o acesso dos jogadores de todo o mundo, também levanta questões sobre o futuro do hardware da Xbox. Alguns analistas consideram que a viabilidade do hardware da Xbox depende do envolvimento sustentado dos utilizadores e das receitas. Sem crescimento, a Microsoft pode vir a orientar-se para um modelo mais alargado orientado para um ecossistema.
Apesar destas alterações, a Microsoft continua a ser seletiva. Por exemplo, enquanto Avowed e South of Midnight são, para já, exclusivos da Xbox, outros títulos como DOOM: The Dark Ages serão lançados em várias plataformas. As aquisições em curso da Microsoft, como o acordo de 70 mil milhões de dólares com a Activision Blizzard, reforçam ainda mais o seu foco nos jogos na nuvem e nos conteúdos multiplataforma para apoiar o seu ecossistema de consolas.
"A Xbox não terá exclusivos no futuro. No máximo, tudo será exclusivo por tempo determinado."