Passar para o conteúdo principal

Xbox representa menos de 10% do dinheiro gasto em jogos físicos nos EUA

A Nintendo Switch representa mais de 50%.

Crédito da imagem: Microsoft

A Microsoft Gaming despediu perto de 2 mil pessoas nas equipas Xbox, ZeniMax e principalmente na Activision Blizzard, uma decisão que está relacionada com o objetivo de alcançar uma estrutura sustentável de custos para beneficiar todo o segmento gaming da companhia.

Após a divulgação da notícia com os despedimentos, foi partilhado que as equipas responsáveis pelo lançamento das versões físicas foram fortemente afetadas e isto deu maior intensidade à conversa que a Microsoft Gaming poderá eventualmente apostar a 100% no digital.

A especulação em torno de uma futura consola para jogos digitais e streaming, acabou por ficar reforçada com palavras de Jez Corden:

""A Microsoft também encerrou os departamentos dedicados a trazer os jogos da Xbox para a venda física a retalho... e se já viste as fugas de informação sobre a consola Xbox apenas digital... bem, podes ter uma ideia do rumo que a Microsoft está a tomar aqui."

Mat Piscatella da Circana, que todos os meses revela as vendas de jogos e consolas nos Estados Unidos, decidiu fornecer algum contexto que te poderá ajudar a entender o porquê da Microsoft Gaming estar interessada num futuro apenas digital e cloud. Segundo diz, a companhia representa uma fatia mínima do dinheiro gasto em jogos físicos.

Do serviço de acompanhamento ao retalho da Circana: nos Estados Unidos, em 2023, o dinheiro gasto em software para plataformas Nintendo corresponde a mais de metade do total gasto em software físico," disse Piscatella.

"O dinheiro gasto em software físico para as plataformas Xbox correspondeu a menos de 10% do total gasto no físico," acrescentou

Piscatella diz que desta forma te revela ainda que a PlayStation representa mais de 40% do dinheiro gasto em jogos físicos, em 2023, nos Estados Unidos, mas procura evidenciar o quão mínima é a quota da Xbox.

Lê também