Passar para o conteúdo principal

Jogos PS3 na tua Xbox Series X|S?

Seria uma tremenda ironia.

Crédito da imagem: Eurogamer Portugal

As recentes atualizações do Modo de Programador da Xbox Series X e da Xbox Series S desencadearam uma série de discussões sobre a possibilidade de estas consolas suportarem jogos da PlayStation 3, mesmo antes de a PlayStation 5 da Sony oferecer retrocompatibilidade total com a PS3.

De acordo com informações de um artigo publicado no Wccftech, a melhoria do Modo de Programador inclui a integração do suporte Mesa (OpenGL/Vulkan). Esta atualização técnica posiciona teoricamente a Xbox Series X|S para emular jogos da PlayStation 3 e, potencialmente, até títulos da Nintendo Switch no futuro. O último vídeo da Modern Vintage Gamer realça as robustas capacidades de emulação da Xbox Series S, destacando a sua adaptabilidade apesar dos recentes ajustes de software.

A introdução do suporte Mesa já permitiu que o emulador Citra da Nintendo 3DS funcionasse razoavelmente bem nas consolas Xbox Series X e Series S, apesar da sua fase alfa. Este desenvolvimento sugere um futuro promissor para a expansão das possibilidades de emulação nas plataformas de jogos da Microsoft.

Como refere o Wccftech, embora a noção de jogar clássicos como Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots na Xbox possa parecer pouco convencional, sublinha a potencial vantagem que a Xbox Series X|S poderá ter sobre a PlayStation 5 em termos de retrocompatibilidade. A Sony deu a entender que, no futuro, irá suportar os jogos da PS3 na PS5, mas os desafios relacionados com a complexa arquitetura Cell da PS3 poderão limitar a compatibilidade a um número restrito de títulos.

O Modo de Programador na Xbox Series X|S oferece aos programadores um ambiente único para experimentarem e aperfeiçoarem software em unidades de retalho, melhorando a utilidade das consolas para além das capacidades de jogo normais.

Para os interessados em explorar as capacidades do Modo de Programador, podem ser encontradas informações detalhadas no site oficial da Microsoft.

Lê também