XDefiant tem morte marcada para junho de 2025
Free-to-play da Ubisoft não sobrevive.
A Ubisoft anunciou oficialmente que XDefiant, o seu shooter free-to-play lançado em 2024, vai fechar os seus servidores a 3 de junho de 2025. A partir de 3 de dezembro deste ano, o título não aceitará novos downloads ou registos. A decisão resulta de dificuldades financeiras e da necessidade de reavaliar a viabilidade do projeto a longo prazo.
Apesar de uma receção inicial promissora, com mais de 15 milhões de jogadores registados e recordes internos batidos, o jogo teve dificuldades em manter a base de utilizadores ativa e em tornar rentável o modelo de jogo gratuito. Problemas técnicos e críticas relacionadas com o matchmaking e o desempenho contribuíram para a queda do número de jogadores registados.
Para os jogadores que adquiriram o Ultimate Founder's Pack, a Ubisoft garantirá o reembolso automático, incluindo as compras efetuadas nos últimos 30 dias. A empresa realçou os esforços da equipa de produção e a importância da comunidade que se formou à volta do jogo, mantendo-se firme na promoção de um diálogo aberto entre produtoras e jogadores.
"Olá fãs de XDefiant,
Infelizmente estou hoje aqui para anunciar que XDefiant vai ser encerrado.
A partir de hoje (3 de dezembro de 2024), os novos downloads e registos de jogadores deixarão de estar disponíveis. Ainda lançaremos o conteúdo da Temporada 3 num futuro próximo (data exata a ser definida) e os servidores permanecerão ativos até 3 de junho de 2025.
Os jogadores que compraram o Ultimate Founder's Pack receberão um reembolso total. Os jogadores que efetuaram compras nos últimos 30 dias também serão reembolsados na totalidade. Estes reembolsos deverão ser efetuados automaticamente no prazo de 8 semanas a partir de hoje e podem encontrar mais detalhes no nosso site oficial, http://XDefiant.com.
Há alguns anos, a Ubisoft e a equipa SF Dev embarcaram numa aventura ousada para desenvolver um novo shooter arcade chamado XDefiant. Desde o início, foi um desafio incrível. Não só estávamos a tentar agitar o género, removendo o Skill-Based Matchmaking (SBMM) e ao mesmo tempo trazer de volta uma experiência de shooter arcade mais “old-school”, como também estávamos a mergulhar no domínio de alto risco e alta recompensa do free-to-play. E, por isso, quero aplaudir não só a equipa de desenvolvimento, mas também a direção da Ubisoft por ter arriscado!"