Xiaomi 11T Pro - Um bom smartphone para jogar?
Um bom concorrente para este preço.
A média do preço dos smartphones subiu consideravelmente nos últimos anos, ao ponto em que os melhores e mais recentes dispositivos passaram a custar quatro em vez de três dígitos. Por isso mesmo, não é surpreendente que os consumidores comecem a procurar alternativas. De facto, há cada vez mais marcas a apostar nos chamados "Flagship Killers", smartphones com preços mais convidativos que conseguem rivalizar com os topo de gama em vários aspectos. Uma das marcas que mais se sobressai neste tipo de investida é a Xiaomi. A marca especializou-se em fazer dispositivos de qualidade com preços menores do que a concorrência.
Xiaomi 11T Pro é mais um exemplo disso. Custa metade do que custaria um topo de gama neste momento, mas tem especificações que ombreiam com outros smartphones mais caros. Da perspectiva de alguém que está habituado à Samsung, fiquei surpreendido com a experiência que este smartphone oferece. Para utilizadores intensivos - sobretudo para gaming - o Xiaomi 11T acerta em quase todos os pontos - ainda que não tenha sido concebido de raiz a pensar nisso, como o ROG Phone.
Os pontos fortes do Xiaomi 11T Pro para gaming
Ecrã AMOLED de 120 Hz
Embora já haja smartphones com ecrãs de 144 Hz, ter um ecrã de 120 Hz ainda é mais do que suficiente para uma experiência altamente fluída. A maior taxa de actualização é importante para jogos rápidos e não nos podemos esquecer que há cada vez mais FPS e jogos de tiros disponíveis para smartphones. Títulos como Fortnite, Call of Duty Mobile e League of Legends: Wild Rift tiram bastante proveito da fluidez extra e também da incrível apresentação de cores de um ecrã AMOLED.
Bateria duradoura, de 5000 mAh, e carregamento rápido
Todos estamos cansados de chegar a meio do dia e ter de meter o smartphone a carregar porque a bateria já está nas últimas. Pode não acontecer todos os dias, mas quando lhe dás um uso mais intensivo, sobretudo se jogares mais do que habitual, a bateria sofre. Com o Xiaomi 11T Pro tive que me esforçar para drenar a bateria. Depois de 1 hora a jogar Call of Duty Mobile, a bateria só desceu dos 90% para os 70%. E mesmo que consigas dar conta da bateria antes do final do dia, o smartphone vem incluído com um carregador de 120 W, o que significa que será extremamente rápido encher a bateria.
Snapdragon 888 5G
De nada serve ter uma grande bateria e um ecrã fantástico se o smartphone não tem capacidade para apresentar os jogos mais recentes com a melhor qualidade possível. Não é o caso do Xiaomi 11T Pro. O Snapdragon 888 é ainda um dos melhores chipsets que podes encontrar nos smartphones Android e por isso poderás jogar qualquer título sem problema algum. Meti o Call of Duty a rodar com a maior qualidade possível e as temperaturas do smartphone mantiveram-se estáveis e razoáveis (ficou morno, mas não a escaldar).
Quais são os pontos fracos do Xiaomi 11T Pro?
Design e materiais
Obviamente, a Xiaomi tinha que fazer algum compromisso. É impossível que um smartphone custe menos do que outros da mesma categoria sem cortar em algumas coisas. Felizmente, os cortes são ligeiros e, para alguns, nem serão importantes. O design do Xiaomi 11T Pro não se destaca - é igual a tantos outros, grande e retangular. Os bezels podiam ser um pouco mais pequenos. Além disso, a parte traseira do smartphone é feita de plástico. Tanto ao longe como ao perto parece de vidro, mas quando tocas descobres que é de plástico. O albergue das lentes traseiras é grande e saliente - mas nisto não podemos criticar muito, parece ser a tendência de todas as marcas (pessoalmente, acho feio).
Colunas de som
Com a mesma música a tocar exactamente ao mesmo tempo, as colunas do Xiaomi 11T Pro não têm a mesma a amplitude sonora que o meu velhinho Galaxy S10. O som é mais pobre, com menos impacto, independentemente do género musical - experimentei Metal, Hip-Hop, Pop e New Wave. Novamente, para alguns não será um ponto importante. Há utilizadores de smartphone que usam sempre auriculares, outros gostam de usar o smartphone como uma coluna portátil. Tudo depende do uso que dás ao smartphone.
E a câmera, vale alguma coisa?
O Xiaomi 11T Pro não pertence à realeza dos smartphones no que toca a fotografia, mas desembaraça-se incrivelmente bem. A lente principal tem 108 MP, assistida por uma lente de 8 MP ultra angular e outra lente de 5 MP para fotografias macro. Todas as tuas fotografias podem ser melhoradas graças a funcionalidades de inteligência artificial que limpam a pele em fotografias de retrato e melhoram as condições de luz em fotografias nocturnas. Na maioria das situações, a câmara comporta-se muito bem e é capaz de fotografias de elevada qualidade. Não consegue competir directamente com os melhores smartphones, mas por este preço, é difícil encontrar melhor. Confere algumas das fotografias que tirámos com o 11T Pro:
Preço, specs e considerações finais
O preço oficial do Xiaomi 11T Pro é 699.99€, contudo, neste momento já encontramos várias lojas a comercializá-lo por 549.99€. Por este preço, é difícil encontrar um smartphone tão capaz nos diferentes aspectos. O smartphone está disponível em três cores - Celestial Blue, Moonlight White e Meteorite Gray - e com três configurações possíveis de memória e armazenamento: 8GB+128GB | 8GB+256GB | 12GB+256GB. Para aqueles que querem um smartphone com um bom desempenho sem pagar os valores de quatro dígitos dos topos de gama, o Xiaomi 11T Pro é uma boa opção. Não vais sentir que estás a abdicar de nada e a carteira agradece.
- SO: MIUI 12.5, android 11
- Ecrã: 6.67 polegadas, 2400 x 1080, AMOLED, 120 Hz, HDR10+, Corning Gorilla Glass Victus
- Processador: Qualcomm Snapdragon 888
- Câmera traseira: 108MP+8MP+5MP
- Câmera frontal: 16MP
- Bateria: 5000mAh
- Refrigeração: LiquidCool
- Conectividade: Wi-Fi 6, suporte para 5G
- Peso: 204g
- Dimensões: 164.1mm x 76.9mm x 8.8mm