Passar para o conteúdo principal

Yakuza 4

A quatro é melhor.

Quando se trata da série Yakuza uma coisa é certa, aqui no velho continente vamos ser sempre os últimos a recebê-la. Foi sempre assim desde o começo e não se espera alterações já para o Yakuza Of the End Os japoneses já jogam Yakuza 4 há meses e ainda estamos nós aqui à espera dele. Esta espera deve ser um hábito para os maiores seguidores de Yakuza aqui no Ocidente.

Felizmente com Yakuza 4 não aconteceu a situação do seu antecessor, em que os fãs ficaram meses sem saber se o jogo iria ser lançado no Ocidente. Yakuza 4 foi anunciado para o nosso território pouco tempo depois do lançamento japonês. O chegar ou não chegar da quarta entrada na série ao Ocidente estava dependente do sucesso comercial de Yakuza 3. A SEGA não revelou números, mas indicou que as vendas iniciais foram muito positivas.

Os seguidores fieis da série ficaram contentes com o lançamento ocidental de Yakuza 3, no entanto, não ficaram tão contentes quando descobriram que determinados conteúdos tinham sidos cortados da versão Japonesa. No recente evento SEGA, em Londres, chamado de Unfold, tive o privilégio de conversar com Masayoshi Kikuchi, produtor de Yakuza 4, onde nos foi dito que esses conteúdos retirados eram apenas mini-jogos, que não eram apelativos para os jogadores ocidentais, ou pelo menos a SEGA pensou dessa maneira. Kikuchi esclareceu que em Yakuza 4 o mesmo não vai acontecer, nenhum conteúdo será cortado.

Este Yakuza será diferente dos anteriores, para além da personagem principal da série Kazuma Kiryu, a história foca-se em três outras personagens: Shun Akiyama, Taiga Saejima e Masayoshi Tanimura. Isto não vai alterar apenas o modo como a história é contada mas também a sua jogabilidade.

O quarteto fantástico.

Ora, quatro personagens diferentes, quatro maneiras de jogar diferentes. Cada uma tem um estilo de luta próprio, basta jogar com cada uma delas para perceber isso. A maior diferença está entre Taiga Saejima e Masayoshi Tanimura. Saejima utiliza sobretudo os seus punhos, é mais lento e mais forte que as restantes personagens. No caso de Masayoshi Tanimura, o seu estilo de luta é rápido e habilidoso. Quanto às duas outras personagens, pode-se dizer que a sua forma de lutar é parecida e equilibrada, usando tanto os punhos como os pés.

De forma a garantir a cada personagem algo que as distingue das restantes, para além dos estilos diferentes, foram-lhes dados finishers únicos. Tanimura, por exemplo, sobe para os ombros do oponente e torce-lhes o braço. À medida que vão usando cada vez mais este movimento, melhor vai ficando, é como se subisse um nível e ficasse ainda mais poderoso. Tal como os outros Yakuza, vão poder usar armas nas cenas de pancadaria, num dos vídeos até vemos Saejima a usar uma mota para castigar severamente os seus adversários.