Yakuza foi recusado pela Microsoft e Nintendo que agora o querem
Produtor fala do interesse actual pela série.
Até há bem pouco tempo, a série Yakuza estava associada especialmente às consolas PlayStation, mesmo tendo chegado à Wii U, mas as coisas podiam ter sido bem diferentes.
Toshihigo Nagoshi, criador e produtor da série, confessou que a Microsoft e a Nintendo recusaram Yakuza, que acabou por ser apoiado pela Sony, mas agora as duas companhias já querem estes jogos nas suas consolas.
Em conversa com a EDGE, Nagoshi falou sobre o início da série e do actual interesse na série de Kazuma Kiryu.
"Nunca disse isto antes, mas apesar de termos lançado o jogo com a Sony, eu fiz apresentações sobre ele à Microsoft e Nintendo. Na altura, disseram 'Não, não o queremos'. Agora dizem, 'Queremos o jogo'. Não entenderam a razão pela qual o criei."
Nagoshi teve ainda problemas em conseguir luz verde da SEGA, que preferia um título feito a pensar numa audiência global e em ambientes diferentes como fantasia ou militar.
"Como estava tudo a pensar nas mesmas coisas, estava tudo a fazer jogos similar. Mas eu pensei que não era certo seguir nessa direcção. Comecei por abandonar a ideia de vender em todo o mundo. Depois decidi que não me importaria se as jogadoras não gostassem do jogo; depois que não poderia ser jogado por crianças. Quando decidi tudo isso, o único alvo restante eram os homens Japoneses."
Nagoshi teve de tomar uma decisão pouco profissional e quando a Sammy estava prestes a comprar a SEGA, apresentou Yakuza ao seu futuro novo patrão e contornou o patrão na SEGA, que ficou furioso com Nagoshi após ser informado que a Sammy aprovava o projecto.
Sobre o futuro, sobre Shin Yakuza, Nagoshi quer um jogo hardcore, mas que ao mesmo tempo seja interessante e cuja tecnologia seja capaz de conquistar o jogador, mas ao mesmo tempo de o surpreender.
Nagoshi disse ainda que gostaria de aumentar o número de jogadores que podem jogar em Shin Yakuza, algo que poderia servir para reintroduzir Kazuma Kiryu a uma nova audiência.