Yasuke foi, sem dúvidas, um Samurai, diz professor japonês
Mas existe pouco material histórico sobre ele.
Desde o anúncio de Assassin’s Creed: Shadows, a Ubisoft viu-se envolvida numa nova polémica, relacionada com a escolha de Yasuke como um dos dois protagonistas do jogo, mais especificamente por o apresentar como um samurai. Apesar de já ter sido apresentado como samurai em jogos como Nioh, diversos jogadores decidiram contestar a autenticidade histórica de retratar Yasuke como samurai no novo Assassin’s Creed.
O assunto tem dado tanto que falar que o japonês Yu Hirayama, professor, historiador e autor, decidiu partilhar o seu conhecimento sobre a história do seu país para declarar que não existe qualquer dúvida que Yasuke foi um samurai ao cargo de Oda Nobunaga.
Por mais breve que seja a sua passagem nos registos históricos, Yasuke tornou-se num samurai por capricho do seu senhor. Além disso, Hirayama explica que muitos podem não compreender em pleno que existiam diversas formas de soldados se tornarem samurais.
De acordo com Hirayama, “há muito pouco material histórico sobre Yasuke, mas não há dúvida que foi um samurai que serviu Nobunaga.” Este historiador afirma que Yasuke recebeu um título, mansão e uma grande espada como prendas do seu senhor, além disso refere que até mesmo um estrangeiro podia tornar-se num samurai se o seu senhor assim o quisesse.
Hirayama esclarece que não existem registos históricos concretos que provem de forma definitiva como Yasuke chegou ao Japão, mas acredita que chegou como escravo. Sobre a sua sobrevivência no incidente de Honno-Ji, Hirayama diz que Akechi Mitsuhide nunca reconheceu Yasuke como um ser humano, quanto mais como samurai, por isso deixou-o viver.