Passar para o conteúdo principal

Yoichi Wada diz que os produtores japoneses precisam de sangue novo

Presidente da Square Enix sublinha a necessidade de se promover mais artistas.

O presidente da Square Enix, Yoichi Wada, afirma que a indústria de videjogos no Japão precisa de novos produtores e programadores para revitalizar a criatividade e inovação.

Em entrevista ao site GamesIndustry, Wada estima que em outros mercados como o norte-americano é mais comum a aparição de novas gerações de produtores e programadores.

Wada é um dos máximos dirigentes da CESA, a associação de videojogos do Japão, que tenta melhorar as condições do sector naquela região, onde existem milhões de jogadores. A preocupação de Wada em procurar sangue novo é acompanhada pela necessidade de atrair artistas ocidentais para o mercado nipónico.

"Do ponto de vista do produtor, a indústria dos videojogos tornou-se tão bem sucedida que no Japão não se encontram novos criativos. Hoje se formos a ver, e se olharem para os principais criadores de jogos, eles já estão muito acima dos trinta anos," declarou Wada.

"No Japão os mais velhos estão a fazer sempre o mesmo trabalho e chamam-lhes de novos. Quando olhas para os EUA, a indústria de videojogos atraiu pessoas de grande talento dentro da informática e do cinema, pelo que as pessoas de diferentes sectores mantêm o mercado vivo, obtendo sucesso com a criação de produtos," acrescentou ele.

Lê também